
Clássicos terão torcida única no Campeonato Pernambucano
Federação determinou jogos com torcida única para evitar “episódios de violência”


A Federação Pernambucana de Futebol determinou nesta segunda-feira (22), que os jogos clássicos entre Santa Cruz, Sport e Náutico terão torcida única até a final do Campeonato Pernambucano.
O documento assinado pelo presidente da FPF, Evandro Barros de Carvalho, determina a mudança usando como base a mesma decisão da Federação Paulista de Futebol que, segundo o texto e com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, obteve a redução de episódios violentos.
O Campeonato Pernambucano começou no dia 10/01. Na terceira rodada, no sábado (20), houve confusão e casos de agressão na Arena de Pernambuco, no clássico vencido pelo Sport por 2 a 1 contra o Santa Cruz.
Em imagens que circulam nas redes sociais, há flagrantes de torcedores do Santa Cruz se aglomerando no acesso ao estádio e da ação violenta da Polícia Militar de Pernambuco. Também houve briga entre os torcedores no interior do estádio. Estes episódios também foram usados como justificativa para a medida da FPF. Carvalho alega que PMs foram feridos durante a confusão e que deseja que “torcedores civilizados” e “pacíficos” compareçam aos estádios.
O Santa Cruz lamentou “os transtornos causados aos nossos torcedores devido à falta de organização no acesso ao estádio durante o Clássico das Multidões”. O time afirma que a operação do jogo deveria ter sido melhor “planejada e executada”.
Nota Oficial
O Santa Cruz Futebol Clube lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos torcedores devido à falta de organização no acesso ao estádio durante o Clássico das Multidões no dia 20 de janeiro. A operação de jogo do time mandante poderia ter sido melhor… pic.twitter.com/nRT7W9x3XY
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 22, 2024
O Sport rebateu as acusações ao afirmar que os detalhes sobre a venda de ingressos para torcida visitante, que foi um dos motivos da confusão, haviam sido estipulados em uma reunião com a PM, FPF, administração da Arena Pernambuco e demais órgãos competententes. Porém, o time alega que foi surpreendido com uma decisão da FPF, às vésperas da partida, aumentando para aproximadamente 8.400 a carga de ingressos para a torcida do Santa Cruz. As consequências, segundo o Sport, foram “filas e transtornos”.
O Sport Club do Recife vem a público esclarecer os fatos ocorridos na entrada da torcida visitante no clássico do último sábado (20), na Arena de Pernambuco.
Confira a nota na íntegra: https://t.co/ANfgwREg6Y pic.twitter.com/MtiuV7dhA5
— Sport Club do Recife (@sportrecife) January 21, 2024
Leia a nota completa da Federação Pernambucana de Futebol:
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) determinou, nesta segunda-feira (22), que a partir desta data, todos os clássicos entre o Sport Club do Recife, o Santa Cruz Futebol Clube e o Clube Náutico Capibaribe, até o final do Campeonato Pernambucano Betnacional 2024, terão apenas a presença da torcida mandante.
A medida é uma resposta aos recentes episódios de violência e leva em consideração os dados do estado de São Paulo, que apontam para uma diminuição nos casos de violência e na diminuição do efetivo policial deslocado para a segurança de clássicos.