Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Clássico nas redes: Corinthians e Santos são paulistas mais seguidos

    Equipes se enfrentam nesta quarta (12) e também travam "batalha" de engajamento no Instagram após volta de Neymar

    Da CNN

    O clássico entre Corinthians e Santos, que acontece nesta quarta-feira (12), na Neo Química Arena, pelo Paulistão, também acontece nas redes sociais. Isso porque o jogo não marca apenas o aguardado encontro entre os camisas 10 Neymar e Memphis Depay.

    As duas equipes também estão travando uma “batalha” em número de seguidores no Instagram. Desde a volta de Neymar, o Santos saiu de 3,7 milhões de seguidores para 7,1 milhões. O Peixe superou Palmeiras e São Paulo, que têm 7 milhões e 6,9 milhões respectivamente.

    Com isso, o clube passou a ser o segundo time paulista mais seguido nessa rede social e o terceiro do Brasil, atrás apenas de Corinthians, que soma 13 milhões, e Flamengo, com 21,5 milhões de seguidores.

    Engajamento de Neymar

    O Santos está aproveitando bastante a volta de Neymar ao clube para aumentar o engajamento nas redes sociais. Desde a volta do craque, o clube já fez 153 publicações com Neymar.

    Esses posts geraram mais de 91 milhões de curtidas e aproximadamente 620 mil comentários, até o momento de publicação desta matéria, o que resulta em uma média de cerca de 600 mil curtidas por post e mais de 4 mil comentários. Esses valores, antes da chegada do ídolo santista, eram, em média, de 237.574 curtidas e 2.684 comentários.

    Para Armênio Neto, gerente de Marketin do Santos, esse processo vem acontecendo desde 2024, mas teve um grande aumento com a volta do atacante, não só no Instagram, mas em outras redes também, como TikTok e YouTube.

    “Desde 2024, temos melhorado processos internos e investido na produção de conteúdo. O crescimento começou a aparecer antes mesmo da volta do Neymar, mas, com a chegada dele, que é um ídolo internacional, nossos números explodiram. Foram quase 8 milhões de novos fãs só neste ano, mais do que a soma de Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil, em todo ano passado”, destacou.

    “A força da Santos TV, que é a mais tradicional entre os clubes brasileiros, se fez presente nesse crescimento. O conteúdo audiovisual é o principal responsável por essa explosão, especialmente no Instagram e no TikTok. Mais do que dobramos de tamanho nestas plataformas e fizemos quase 20 milhões de views no Youtube, números comparáveis aos principais clubes europeus”, complementou o executivo.

    Além do engajamento nas redes sociais, o Santos também teve um aumento de mais de 50% no número de sócio-torcedores, que foi de 46 mil para 70 mil. O clube também fechou novos patrocínios com o retorno de Neymar, principalmente para a camisa.

    Depay no Corinthians

    O Corinthians viveu algo parecido com a chegada de Memphis Depay ao clube em 2024. Em setembro, mês do anúncio e apresentação do holandês, o Timão teve 727 mil novos seguidores em suas redes sociais.

    Além disso, foi, sozinho, o responsável por 40,4% dos novos seguidores entre os 50 maiores clubes do Brasil, segundo dados do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, feito pelo Ibope Recupom. A vinda ao Brasil também foi benéfica para o jogador, que ganhou 500 mil seguidores em 30 dias no fim de 2024.

    O atacante segue movimentando as redes do Timão mesmo meses após a chegada ao Brasil. Nesta quarta-feira (12), horas antes do clássico contra o Santos, o clube anunciou a troca do número da camisa de Memphis da 94 para a tão disputada camisa 10, com grande divulgação nas redes sociais.

    Em campo, o primeiro duelo entre Corinthians e Santos da temporada acontece nesta quarta (12), às 21h35 (horário de Brasília), mas nas redes essa disputa promete demorar bem mais que 90 minutos.

    (Publicado por Ana Cristina Schwambach)

    Tópicos