
Nacional e Peñarol querem jogar o Gaúcho; advogado explica dificuldades
Jornal afirma que o Internacional já foi consultado


Estrangeiros no Campeonato Gaúcho? Sim, essa é a ideia de Nacional e Peñarol, ambos do Uruguai, para 2026. De acordo com o portal Carve Desportiva, do Uruguai, as equipes iniciaram conversas para entender a viabilidade da ideia.
Presidente do Peñarol, Ignácio Ruglio, fez movimentos para amadurecer a ideia durante o sorteio da fase de grupos da Liberatdores e Sul-Americana. A informação foi divulgada pelo jornalista Martin Charquero.
Ainda de acordo com o jornalista, o mandatário conversou com D’Alessandro, representante do Internacional, para viabilizar a ideia.
A ideia dos clubes é entender se os envolvidos na mudança são a favor da presença dos uruguaios no estadual. Depois, analisar possíveis questões jurídicas que impeçam a incorporação da dupla à competição.
Especialista em Direito Desportivo, o advogado Gabriel Lima pontuou a dificuldade de inserir clubes estrangeiros em uma competição Brasileira.
“A CBF e federações, numa instância infralegal, tem autonomia para organizar suas competições, mas inclusao de um clube estrangeiro certamente passaria por uma adequação de regulamento de ambas as entidades, caso houvesse a intenção de acomodar esses clubes, o que acho improvável”, disse.
Há evidentes obstáculos legais. Um dos critérios de filiação dos clubes às federações locais é o registro e sede no estado. Isso sem falar na resistência que a Fifa e Conmebol imporiam
Gabriel Lima, Advogado Desportivo