Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Sul-Americana: Perri volta a salvar Botafogo, que resiste e empata com a LDU na altitude

    Ponto conquistado no Equador garante Alvinegro na sequência da competição, ao menos no playoff de repescagem

    Matheus Dantasda Itatiaia

    Nos 2.850 metros acima do nível do mar de Quito, o Botafogo sofreu, mas resistiu à pressão da LDU e empatou em 0 a 0 nesta terça (6), no Estádio Casa Blanca, pela quinta rodada do Grupo A da Copa Sul-Americana.

    O resultado na altitude equatoriana mantém o Alvinegro na liderança da chave, dependendo apenas de si para avançar diretamente para a próxima fase da competição internacional.

    Botafogo e LDU têm campanhas quase idênticas. Ambos vão para a rodada final com nove pontos e mesmo saldo de gols, com o Alvinegro levando vantagem nos gols marcados: 9 a 7.

    A decisão será no dia 29 de junho, com o Glorioso recebendo o Magallanes, do Chile, no Rio de Janeiro, e os equatorianos atuando novamente em Quito, contra a Universidad César Vallejo, do Peru.

    O segundo lugar do grupo jogará um playoff com um dos terceiros lugares dos grupos da Libertadores.

    Pressão total da LDU

    As 12 finalizações da LDU contra apenas duas do Botafogo não deixam dúvidas: o primeiro tempo foi de pressão total do time mandante. Encontrando espaços para atacar pelas laterais, com Rafael e Hugo tendo muitas dificuldades — como esperado —, os equatorianos não abriram o placar por conta das finalizações ruins. Quando acertou o gol (foram seis chutes certos), Lucas Perri apareceu bem.

    Além da altitude, o time de Luís Castro também sentiu algumas ausências, em especial de Tiquinho Soares. Seu substituto, Janderson, pouco participou do jogo antes do intervalo. Na verdade, a produção ofensiva do Botafogo quase não existiu.

    A única chance veio aos 40, após erro da defesa da LDU, mas a finalização do próprio Janderson foi por cima do gol, longe de ameaçar o rival.

    Alvinegro responde

    A resposta do Botafogo foi positiva após o intervalo. Além de uma marcação mais ajustada, o Alvinegro ainda conseguiu ir ao ataque e, por duas vezes com os zagueiros, ameaçar a meta adversária.

    Primeiro, Adryelson ficou com a bola na área e finalizou, de bico, para defesa de Domínguez. Na sequência, Cuesta desviou cobrança de escanteio com perigo, sobre o gol da LDU.

    Nada de gols em Quito

    A LDU até tentou retomar a pressão, mas esbarrou em um Botafogo mais seguro e inteligente para parar o jogo, com substituições ou com a troca de passes. Assim, a partida avançou até os acréscimos sem grandes chances.

    Aos 49, Perri fez um milagre e impediu o gol de Ibarra. No contra-ataque, Lucas Fernandes também teve a oportunidade, mas finalizou por cima da meta de Domínguez.

    Lucas Perri voltou a ser fundamental para o Botafogo
    Lucas Perri voltou a ser fundamental para o Botafogo / Vítor Silva/Botafogo

    LDU 0 x 0 Botafogo

    LDU: Domínguez; Quintero, Richard Mina, Facundo Rodríguez e Leonel Quiñonez (Bryan Ramírez); Piovi, Maurício Martínez e Jhojan Julio (Sebástian González); Ibarra, Alvarado e José Angulo (Anangonó). Técnico: Luis Zubeldía.

    Botafogo: Lucas Perri; Rafael (Di Placido), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Sauer (Lucas Fernandes), Victor Sá (Luis Henrique) e Janderson (Júnior Santos). Técnico: Luís Castro.

    Cartão amarelo: Rafael, Marlon Freitas, Victor Cuesta e Hugo (Botafogo).

    Árbitro: Jose Argote (VEN)

    Assistentes: Alberto Ponte (VEN) e Carlo Lopez (VEN).

    Árbitro de vídeo: Juan Soto (VEN).

    Motivo: jogo da quinta rodada do Grupo A da Copa Sul-Americana.

    Data: 6 de junho de 2023, às 23h (de Brasília).

    Estádio: Casa Blanca, em Quito (EQU).

    Tópicos