Federação sugere volta do Carioca nesta quinta, com jogo Bangu x Flamengo
A Ferj aguarda aval de autoridades governamentais para a confirmação do calendário. Fluminense e Botafogo ameaçam não jogar
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) divulgou na madrugada desta terça-feira (16) a data de reinício do Campeonato Carioca. Bangu e Flamengo devem se enfrentar na próxima quinta-feira, 18, em confronto válido pela Taça Rio. A Federação aguarda apenas o aval do governo do estado e da prefeitura da capital fluminense.
A decisão foi tomada após o Conselho Arbitral da entidade, realizado na noite de segunda-feira com os dirigentes dos clubes da primeira divisão do torneio. Entre os temas debatidos, estavam a alteração na regra de substituições, a utilização de atletas não profissionais e o atestado de saúde. Nesta terça, o Conselho deve ser retomado para a definição de outras temas.
Veja, abaixo, as datas de jogos sugeridos pela Ferj após Conselho Arbitral:
Dia 18 – Bangu x Flamengo
Dia 19 – Portuguesa x Boavista
Dia 21 – Vasco x Macaé; Madureira x Resende
Dia 22 – Fluminense x Volta Redonda; Botafogo x Cabofriense
Para a conclusão do Campeonato Carioca de 2020, segundo a tabela original, ainda restam duas rodadas da Taça Rio (o segundo turno da competição) e as fases finais.
Conselho Arbitral sugere datas de retorno do Campeonato Carioca.https://t.co/XCBVNrrV8y pic.twitter.com/3mPUS2hJCc
— FERJ (@FFERJ) June 16, 2020
Com o novo calendário, os outros três grandes do Rio devem jogar já no final de semana. No sábado, o Vasco recebe o Macaé. No domingo, o Fluminense encara o Volta Redonda, enquanto o Botafogo pega a Cabofriense.
O Fluminense e o Botafogo, entretanto, comunicaram à Federação que não irão jogar. Os clubes alegam falta de segurança em meio à pandemia do novo coronavírus e pouco tempo para retomada dos treinos. Tanto o elenco tricolor quanto o alvinegro ainda não reiniciaram as atividades coletivas em seus CTs.
Caso as equipes de fato se negarem a entrar em campo, as penas podem ser severas. O regulamento prevê rebaixamento automático para as associações que desistirem ou abandonarem a competição, além de uma multa.
Em um comunicado através de seu site oficial, o presidente da FERJ, Rubens Lopes, afirmou “não abrir mão dos pilares de preservação da saúde individual e coletiva e contribuir ao combate à disseminação da Covid-19”.
Paralisada em março por conta do avanço da pandemia no Brasil, a Taça Rio tinha apenas três rodadas disputadas. No grupo A, o Flamengo era líder com nove pontos, seguido pelo Bangu, com seis. No grupo B, o Fluminense era líder com nove, enquanto o Madureira era o segundo colocado, com três pontos a menos. O Rubro-Negro venceu a Taça Guanabara, o primeiro turno do torneio.
Mais de 80 mil casos de Covid-19 foram registrados no estado do Rio de Janeiro, com 7728 mortes confirmadas.