Botafogo tem decisão no Nilton Santos no provável adeus de Luís Castro
Alvinegro recebe o Magallanes, no Nilton Santos, na rodada final do Grupo A da Copa Sul-Americana
O Botafogo entra em campo nesta quinta (29), no Rio de Janeiro, a fim de confirmar o primeiro lugar do Grupo A da Copa Sul-Americana, contra o Magallanes-CHI.
A briga pela liderança da chave é com a LDU-EQU, que tem os mesmo pontos e, de forma simultânea, às 21h (de Brasília), recebe o César Vallejo-PER, em Quito.
De todo modo, as atenções do Alvinegro também estão na Arábia Saudita.
Nos últimos dias, o noticiário do clube esteve voltado para o futuro de Luís Castro, que tem uma proposta para dirigir o Al Nassr, time saudita que tem Cristiano Ronaldo como estrela.
O silêncio do técnico, até para pessoas próximas, e da direção alvinegra, manteve a opinião pública no escuro e a torcida “angustiada”.
O desfecho provável, contudo, é que o jogo marque a despedida do técnico.
A proposta financeira do Al Nassr está fora da realidade do Botafogo, que já paga a Luís Castro e sua comissão técnica um dos maiores salários do futebol brasileiro.
O contrato atual com o Glorioso é válido até abril de 2024, mas a multa rescisória é “detalhe” para os sauditas, cerca de R$ 12 milhões.
Mesmo assim, o técnico mostrou-se dividido, tanto que, por vezes, adiou a decisão junto a John Textor, proprietário da SAF do Botafogo e principal entusiasta de sua chegada e permanência no comando da equipe.
Os dois reuniram-se algumas vezes desde a vitória sobre o Palmeiras, no último domingo (25).
A certeza é de que Luís Castro não abriu sua decisão para o elenco – que fez apelos pro sua permanência – e tentou manter o clima de “normalidade” na preparação para o jogo desta noite, que conta com uma situação atípica.
Situação na Libertadores
Como Botafogo e LDU têm campanhas quase idênticas, a classificação pode ser definida no saldo de gols (o qual está empatado) ou no número de gols pró (o qual dá a vantagem atual ao Alvinegro, por 9 a 7).
Ou seja, se os dois vencerem pela mesma diferença de gols (1 a 0 nas duas partidas, por exemplo), o time carioca avança em primeiro às oitavas de final.
Caso perca a liderança – é o caso se o Botafogo vencer por 2 a 1 e a LDU por 2 a 0 -, o time de Luís Castro, como segundo lugar da chave, precisará disputar um playoff antes das oitavas de final, contra um adversário que ainda será definido, mas será um dos terceiros lugares dos grupos da Libertadores.