Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Botafogo? Flamengo? Saiba para qual time torcia Zagallo

    Velho Lobo se tornou ídolo de botafoguenses e flamenguistas

    Zagallo antes do início da cerimônia do sorteio oficial da Copa do Mundo de 2014
    Zagallo antes do início da cerimônia do sorteio oficial da Copa do Mundo de 2014 Marcello Zambrana/Estadão Conteúdo

    Da CNN

    Mário Jorge Lobo Zagallo, que morreu na noite desta sexta-feira (5), no Rio, foi um ídolo do futebol brasileiro não só por seus feitos com a Seleção Brasileira, mas também por sua passagem de sucesso como jogador e técnico em alguns clubes, especialmente Flamengo e Botafogo.

    Mas para qual time torcia Zagallo?

    O Velho Lobo nunca foi claro sobre o clube do coração, mas semprem mostrou enorme carinho pelo Rubro-Negro e pelo Fogão.

    No Flamengo, foi pentacampeão carioca (1953, 1954 e 1955 como jogador e 1972 e 2001 como técnico). Já pelo Botafogo, conquistou dois estaduais (1961 e 1962) e dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964) como atleta, além de dois Campeonatos Cariocas como treinador (1967 e 1968).

    “Os rubro-negros dizem que sou Flamengo; os alvinegros, que sou Botafogo. A imprensa também acha que torço pelo Botafogo. Eu deixo a coisa rolar, mas que o coração pende mais para um lado, isso é verdade”, disse ele em depoimento presente no livro Zagallo, um vencedor, de Luiz Augusto Erthal e Vanderlei Borges, publicado em 1996.

    Nascido em Atalaia, em Alagoas, Zagallo mudou-se cedo para o Rio de Janeiro e, na cidade, sua família se tornou sócia do América-RJ. Foi na agremiação, inclusive, que o ponta-esquerda começou sua carreira, conquistando até títulos no tênis de mesa pelo Mecão.

    A passagem pelo América-RJ fez com que o Velho Lobo, talvez para não chatear flamenguistas e botafoguenses, adotasse o clube como time do coração.

    “O Flamengo e o Botafogo me projetaram para o futebol. Tenho um carinho especial por tudo que os dois clubes fizeram por mim. Mas comecei no América em 1947, ainda no infantil. Morávamos na Tijuca, bem perto da sede do América. Meu pai foi conselheiro e benemérito do clube. Eu vivia lá, onde disputei competições de tênis de mesa e natação. Então não tem como ser diferente. Torço pelo América. Assim fico bem com todo mundo”, afirmou Zagallo, em entrevista ao Estado de S. Paulo, em 2011.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas