Botafogo enfrentará dois europeus na fase de grupos do Super Mundial; entenda
Atual campeão da Libertadores estará no pote 3 do sorteio, que acontece nesta quinta (5)
A Fifa sorteia os grupos do Super Mundial de Clubes na próxima quinta-feira (5), às 15h (de Brasília), em Miami. Os potes dividindo os 32 clubes já estão definidos e o critério utilizado foi o ranking criado com o desempenho de cada equipe nos respectivos torneios continentais entre 2021 e 2024.
Dos quatro representantes brasileiros, três estarão no pote 1, dos cabeças de chave: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. O River Plate é o quarto sul-americano presente neste pote, fechando os quatro mais bem ranqueados. Eles estarão junto dos quatro melhores europeus no ranking da Champions League: Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e PSG.
Para facilitar o sorteio, a Fifa colocou todos os outros oito europeus no pote 2, o que fez Botafogo e Boca Juniors, os dois sul-americanos remanescentes, entrarem no pote 3 juntos com os dois melhores ranqueados de África, Ásia e América do Norte, totalizando oito times.
Como o regulamento veta equipes de um mesmo continente e país na mesma chave, obrigatoriamente Botafogo e Boca terão dois europeus no grupo: um do pote 1 e outro do pote 2.
Veja a divisão dos potes para o sorteio dos Super Mundial
Pote 1
- Flamengo
- Palmeiras
- Fluminense
- River Plate
- Real Madrid
- Manchester City
- Bayern de Munique
- PSG
Pote 2
- Chelsea
- Porto
- Benfica
- Inter de Milão
- Borussia Dortmund
- Juventus
- Atlético de Madrid
- Red Bull Salzburg
Pote 3
- Botafogo
- Boca Juniors
- Al-Ahly
- Wydad
- Al Hilal
- Ulsan
- Monterrey
- León
Pote 4
- Seattle Sounders
- Inter Miami
- Urawa Red Diamonds
- Al Ain
- Esperance
- Mamelodi Sundowns
- Pachuca
- Auckland City
Fazendo uma projeção do sorteio, o Botafogo pode cair num “grupo da morte” com Real Madrid, Chelsea e Inter Miami, o time de Lionel Messi. Uma chave mais acessível seria com PSG, Salzburg e Auckland City.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense cruzarão com apenas um europeu e não poderão ter Boca ou Botafogo em suas chaves.
Rumo aos Estados Unidos
Quatro brasileiros estão dentro do Super Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense e Botafogo, campeões da Libertadores, respectivamente, entre 2021 e 2024. A América do Sul tem seis vagas, e os argentinos River Plate e Boca Juniors também já se garantiram via ranking elaborado pela Fifa com o desempenho das equipes nas quatro últimas edições da Libertadores, de 2021 a 2024.
Serão 12 estádios como sedes. A abertura está marcada para o Hard Rock Stadium, em Miami, no dia 15 de junho de 2025, com o Inter Miami de Messi em campo. A final será no MetLife Stadium, na região de Nova York, em 13 de julho.
O Seattle Sounders jogará seus três confrontos na fase de grupos em seu campo, o Lumen Field, em Seattle, na Costa Oeste. Há somente um outro estádio nessa região, o Rose Bowl, próximo a Los Angeles.