Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Com Botafogo instável, relembre outros times que vacilaram no fim do Brasileiro

    Grêmio, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo também sofreram com viradas na campanha de pontos corridos

    Tiquinho Soares, artilheiro do Botafogo.
    Tiquinho Soares, artilheiro do Botafogo. Vitor Silva/Botafogo

    Jairo Nascimentoda CNN São Paulo

    Não é comum, mas também não é impossível perder o Campeonato Brasileiro depois de manter a liderança no primeiro turno.

    Em 2023, o Fogão lidera o Brasileirão desde a 3º rodada, mas tem visto a sua estrela apagar. A vantagem do líder chegou a 13 pontos. No momento e com um jogo a menos que o segundo colocado, o líder tem a mesma pontuação que o Palmeiras, ambos com 59 pontos.

    A última vitória foi um 2 a 1, na 27º rodada, contra o América-MG, em Belo Horizonte. Depois, o Botafogo perdeu 3 e empatou 1. E ainda tem um jogo a menos, contra o Fortaleza.

    Se continuar nesse ritmo, o time do Rio poderá ver, por exemplo, um rival paulista,  ou Palmeiras ou Red Bull Bragantino, conquistar o caneco.  Veja mais sobre a competição de 2023 e outros times que “pipocaram” e perderam o Brasileirão na era de pontos corridos.

    Botafogo?

    O time não tem o mesmo rendimento que apresentou no primeiro turno do campeonato. Inicialmente, foi o campeão do 1º turno disparado com 15 vitórias em 19 jogos.

    Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o time ainda tem 35,2% de chances de título. Porém, no returno, a coisa complica. O time tem a terceira pior campanha entre os 20 times. São apenas 3 vitórias em 12 jogos. O Botafogo só consegue ser melhor que América-MG e Coritiba, ou seja, só supera a campanha de returno do lanterna e vice-lanterna, dois times praticamente rebaixados.

    O time tem lidado com dificuldades. A lesão de Tiquinho Soares, que tirou o artilheiro por 28 dias do elenco, somada à dança dos técnicos Luís Castro, Bruno Lage e Lúcio Flávio mais a recente derrota em casa para o Palmeiras, por 4 a 3, abalaram a confiança do Fogão.

    Será que o Botafogo vai “pipocar” e perder o título de 2023? Há outros casos no passado.

    Grêmio em 2008

    Neste ano, o Grêmio levou o primeiro turno com 41 pontos, mas foi o vice do Brasileirão. O São Paulo, de Muricy Ramalho, comeu pelas beiradas e conquistou o título de 2008 na última rodada.

    Internacional em 2009 (sobrando até para o Palmeiras)

    O Internacional foi campeão do primeiro turno com 37 pontos. Bem distante estava o Flamengo, na 10ª posição. Na briga, o Palmeiras perdeu, na 34ª rodada, a liderança conquistada. Pois bem, nem um, nem outro comemorou. O Flamengo levou o título com o menor aproveitamento na era dos pontos corridos.

    Atlético-MG em 2012

    O Fluminense foi o campeão Brasileiro de 2012 ao superar o Atlético-MG, com Ronaldinho e tudo. O Galo foi líder do turno com 43 pontos, mas sustentou a vantagem e terminou com o vice.

    São Paulo em 2018 e 2020

    Por duas duas vezes em dois anos, o São Paulo foi campeão do primeiro turno. Em 2018, o Tricolor tinha 41 pontos na primeira metade do Brasileirão e viu o rival, Palmeiras, subir de 6º, na virada, para primeiro e ganhar o título. Naquele ano, a “pipocada” custou o 5º lugar na tabela.

    Em 2020, o São Paulo terminou a primeira parte com 37 pontos, mas foi superado pelo Flamengo, que terminou o primeiro turno na terceira colocação. O Tricolor, comandado por Fernando Diniz, perdeu fôlego e ficou em 4º no Brasileirão.

    Veja tabela do Campeonato Brasileiro 2023

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas