Atlético-MG vence Emelec com gol de Hulk e avança na Libertadores
Atacante marcou de pênalti e se igualou a Jô como maior artilheiro do Galo na história da competição
Leandro Silveiracolaboração para a CNN
Em noite de redenção para Hulk, o Atlético-MG se classificou às quartas de final da Copa Libertadores. Uma semana após desperdiçar pênalti no Equador, o atacante dessa vez converteu a cobrança e definiu o triunfo do Galo por 1 a 0 sobre o Emelec, no Mineirão, nesta terça-feira (5), no confronto de volta das oitavas de final.
O gol da classificação também acabou sendo histórico para Hulk, afinal, foi o seu 11º na Libertadores, levando-o a se igualar a Jô como maior artilheiro do time na história da competição. Também foi o 23º gol do atacante nesta temporada com a camisa do Atlético-MG.
Hulk, assim, deixou para trás a sua sina em cobranças de pênalti na Libertadores, pois havia falhado em três tentativas anteriores na competição, diante de Boca Juniors e Palmeiras em 2021, além do confronto de ida com o Emelec, na terça-feira passada, em que os times haviam empatado em 1 a 1.
Com isso, a vitória pela vantagem mínima foi suficiente para assegurar a classificação atleticana, mesmo em noite de atuação irregular, em que o time, com desfalques, teve dificuldades para abrir espaços na defesa do Emelec e em que o alívio para a maior parte dos 56.421 torcedores presentes ao Mineirão só veio com o gol de Hulk, já no fim do segundo tempo.
O resultado serviu para ampliar a boa fase do time, com 5 vitórias e 1 empate nos últimos 6 duelos na temporada.
O adversário do Atlético-MG nas quartas de final sairá da série entre Palmeiras e Cerro Porteño. O time paulista é franco favorito a avançar, nesta quarta-feira, em casa, após vencer o jogo de ida, no Paraguai, por 3 a 0.
Como foi o jogo
Lidando com vários desfalques em jogos recentes, o Atlético-MG ainda teve mais dois para o confronto decisivo, pois Allan foi expulso no duelo de ida, no Equador, e Ademir contraiu o coronavírus.
Diante dos problemas, Turco Mohamed apostou nas presenças de Calebe no meio-campo e de Vargas no setor ofensivo, também mantendo Rubens na formação inicial.
Com essas novidades, o Atlético-MG foi um time ofensivo durante todo o primeiro tempo, preocupando-se mais em valorizar a posse de bola do que em acelerar o ritmo.
Assim, a não ser por um chute colocado de Hulk, aos 15, todas as outras oportunidades na etapa inicial vieram em cobranças de escanteio. Foi assim aos 16 minutos, quando Calebe não conseguiu completar um desvio de Rubens; aos 23, quando Ortíz fez grande defesa em cabeceio de Alonso, e aos 28, em desvio fraco de Arana, facilitando a intervenção do goleiro.
Além disso, com pouca intensidade na marcação, o Galo viu o Emelec começar a valorizar a posse na parte final do primeiro tempo, o que diminuiu o volume de jogo atleticano. O time ainda teve uma oportunidade com Arana, aos 38 minutos, mas acabou indo ao intervalo com o placar em 0 a 0.
O início do segundo tempo foi ainda mais moroso. O Atlético-MG até finalizou com perigo, em disparo de fora da área de Calebe, aos dois minutos, mas, errando muitos passes, só voltou a ameaçar em tentativa de Hulk, aos 13. Com isso, Turco Mohamed decidiu mexer no time, apostando nas entradas de Sasha e Zaracho, recém-recuperado de lesão e que não atuava desde 14 de maio.
Só que o rendimento do Atlético-MG não melhorou, a ponto de o Emelec, sentindo-se confortável em campo, começar a sair mais para o campo de ataque.
E acertou pela primeira vez a meta de Everson em chute de Sebastián Rodríguez, aos 18 minutos. Porém, o alívio atleticano veio aos 34, após Guevara cortar, com o braço aberto, cruzamento de Vargas. Hulk cobrou o pênalti e bateu no canto direito: 1 a 0.
No fim, o Emelec fez várias mudanças para buscar o empate que levaria o duelo aos pênaltis. Só que foi o Galo que esteve mais perto de marcar, especialmente aos 43 minutos, em chance desperdiçada por Sasha. Mas não fez falta para o Galo, garantido nas quartas de final.
Agenda
Após a classificação na Libertadores, o Atlético-MG volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (10), o time vai receber o São Paulo, no Mineirão, pela 16ª rodada.