Atlético-MG vence Alianza com gol de Hulk e fica perto das oitavas da Libertadores
Galo supera os peruanos fora de casa, por 1 a 0, e encaminha classificação
O Atlético-MG venceu pela terceira vez consecutiva e encaminhou a classificação na Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira (6), o Galo superou o Alianza Lima, do Peru, e ficou muito próximo da vaga nas oitavas de final da competição.
O gol da vitória do Galo no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru, foi marcado por Hulk, no segundo tempo, após assistência de Paulinho.
O Atlético chegou a nove pontos na Copa Libertadores. O Galo é o vice-líder do Grupo G, com um a menos que o Athletico-PR, já classificado. O Alianza Lima, com quatro, já está eliminado.
Na última rodada, o Atlético poderá até perder por um gol de diferença para o Libertad, do Paraguai, que se classifica. O Galo tem nove pontos e dois gols de saldo, contra seis pontos e um gol negativo dos paraguaios.
Time mudado
O técnico Eduardo Coudet mexeu na equipe atleticana para o jogo contra o Alianza Lima. Zaracho e Pavón, que cumpriram suspensão no clássico contra o Cruzeiro, foram escalados nas vagas de Otávio e Edenilson, respectivamente.
Uma outra mudança foi promovida pelo treinador argentino. Bruno Fuchs foi escalado na vaga de Saravia e atuou pelo lado direito da defesa.
A etapa inicial foi de poucas chances. Nos primeiros minutos, muita disputa por espaço e pela bola, mas nada de oportunidades claras para as duas equipes.
A primeira boa oportunidade foi do Atlético. Após escanteio de Hyoran, Battaglia cabeceou e a bola passou perto.
A melhor chance da etapa inicial foi do Galo, aos 32’. Bruno Fuchs cruzou para Paulinho, livre, finalizar por cima do gol e perder grande oportunidade.
O primeiro tempo teve um festival de cartões amarelos. O Alianza Lima recebeu cinco, com Aldair Rodríguez, Carlos Zambrano, Santiago Garcia, Yordi Vilchez e Josepmir Ballón, enquanto Hulk foi amarelado pelo Galo.
Hyoran perde chances
O Atlético teve duas boas chances no começo do segundo tempo, ambas com Hyoran após cruzamentos de Hulk. Na primeira, de bicicleta, a bola passou perto. Na segunda, de cabeça, foi sem direção.
O Alianza Lima teve escanteio, mas a defesa do Atlético afastou. A bola caiu com Paulinho, que acionou Pavón e ultrapassou em velocidade. O argentino devolveu para o camisa 10 dentro da área. Paulinho não foi fominha e serviu para Hulk, livre, apenas empurrar para as redes e abrir o placar: 1 a 0.
Depois de quase nove meses após grave lesão, Guilherme Arana voltou ao time atleticano. O lateral-esquerdo entrou em campo no lugar de Rubens.
Salvo pelo VAR
O zagueiro Nathan Silva foi salvo pelo VAR. O defensor atleticano cometeu pênalti infantil após tentar cabecear de olho fechado – a bola acabou batendo em seu braço. No entanto, o VAR assinalou impedimento de Barcos no início da jogada.
Nos minutos finais, o Alianza Lima pressionou, cruzou várias bolas, mas não incomodou o Atlético. O Galo se segurou e garantiu a vitória que deixa o time perto da próxima fase da competição.
Alianza Lima-PER 0 x 1 Atlético-MG
Alianza Lima: Angelo Campos; Yordi Vilchez, Carlos Zambrano, Santiago Garcia e Ricardo Lagos (Sabbag, 24min 2°T, depois Lavandeira, 35min 2°T); Josepmir Ballón (Concha, 24min 2°T), Jesús Castillo, Bryan Reyna e Christian Cueva; Aldair Rodríguez (Zanelatto, 11min 2°T) e Hernán Barcos. Técnico: Guillermo Salas.
Atlético: Everson; Bruno Fuchs (Saravia, 38min 2°T), Nathan Silva, Jemerson e Rubens (Guilherme Arana, 21min 2°T); Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho, Hyoran (Patrick, 21min 2°T) e Cristian Pavón (Otávio, 32min 2°T); Paulinho (Lemos, 38min 2°T) e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
Gol: Atlético: Hulk (16min 2°T).
Cartões amarelos: Alianza Lima: Aldair Rodríguez (26min 1°T); Carlos Zambrano (30min 1°T); Santiago Garcia (37min 1°T); Yordi Vilchez (39min 1°T); Josepmir Ballón (40min 1°T).
Atlético: Hulk (42min 1°T); Rubens (13min 2°T).
Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores.
Data: 06 de junho de 2023.
Local: Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru.
Horário: 21h (de Brasília); 19h (do Peru).
Arbitragem: Facundo Tello, auxiliado por Ezequiel Brasilosky e Sebastian Ranieri, da Argentina. VAR: Mauro Vigiliano (ARG).
https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1666270941863727108