Flamengo se torna tricampeão da Libertadores; veja outros times com três títulos
Equipe carioca, que levantou a taça neste sábado (29), conquistou o triunfo em outras duas ocasiões, em 1981 e em 2019
Tendo conquistado a vitória sobre o Athletico-PR por 1 a 0 neste sábado (29), o Flamengo se torna mais um time que acumula três títulos da Copa Libertadores da América. O rubro-negro divide o feito com outros clubes, como Santos, São Paulo, Palmeiras e Grêmio, além de Nacional (Uruguai) e Olímpia (Paraguai).
O confronto deste sábado, que consagrou o Flamengo como tricampeão, ocorreu no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Além da vitória neste ano, o Flamengo conquistou a Libertadores em outras duas ocasiões, em 1981 e em 2019.
Em 2019, a equipe foi campeã após derrotar o River Plate, por 2 a 1. Gabriel Barbosa, que marcou neste sábado, foi o responsável pela virada nos minutos finais da partida, que aconteceu em Lima, no Peru.
Na edição de 2020, o time caiu nas oitavas de final para o Racing. Já em 2021, o Flamengo foi derrotado pelo Palmeiras na final e adiou o sonho do tricampeonato. Na ocasião, em Montevidéu, no Uruguai, o atacante Deyverson, já na prorrogação, virou o jogo para o alviverde.
Veja o número de títulos de outros times:
- Independiente: 7
- Boca Juniors: 6
- Peñarol: 5
- Estudiantes: 4
- River Plate: 4
- Flamengo 3
- Nacional: 3
- Santos: 3
- Olimpia: 3
- São Paulo: 3
- Grêmio: 3
- Palmeiras: 3
- Cruzeiro: 2
- Internacional: 2
- Atlético Nacional: 2
- Racing: 1
- LDU: 1
- Atlético-MG: 1
- Colo-Colo: 1
- Argentinos Juniors: 1
- Corinthians: 1
- San Lorenzo: 1
- Once Caldas: 1
- Vasco: 1
- Vélez Sarsfield: 1
Campanha na Libertadores
O rubro-negro terminou em primeiro no grupo H, fazendo 16 pontos em cinco vitórias e um empate.
Nas oitavas de final, superou o Tolima nas duas partidas. Fora de casa, a vitória foi magra, por apenas 1 a 0, em 26 de junho. Já a volta, no Rio de Janeiro, foi esmagadora: 7 a 1. O atacante Pedro brilhou e marcou quatro gols na ocasião. Os demais foram feitos por Gabriel Barbosa, Matheus França e um contra, de Quiñones.
Nas quartas, a equipe pegou o Corinthians e venceu ambas as partidas. Na ida, na Neo Química Arena, abriu 2 a 0, com Arrascaeta e Gabigol. No Maracanã, fez 1 a 0, com Pedro.
A semifinal foi contra o Vélez Sársfield. Na Argentina, fez um sonoro 4 a 0, com três gols de Pedro. Éverton Ribeiro completou o placar. O segundo jogo foi mais apertado. Lucas Pratto fez o primeiro para os argentinos. Mas, Pedro e Marinho viraram a partida para os cariocas.