![CNN Esportes](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2023/06/logo_horizontal_cnn_esportes.png?w=150)
Após críticas de Neymar, Penalty diz que bola segue nova orientação da Fifa
Bola de modelo Ecoknit S11 foi alvo de reclamações de jogadores de Santos e Corinthians
![Neymar e Yuri Alberto em disputa de bola no jogo Corinthians x Santos Neymar e Yuri Alberto em disputa de bola no jogo Corinthians x Santos](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/02/Neymar-Yuri-Corinthians-Santos-e1739410182781.jpg?w=1220&h=674&crop=1&quality=85)
![Neymar e Yuri Alberto em disputa de bola no jogo Corinthians x Santos Neymar e Yuri Alberto em disputa de bola no jogo Corinthians x Santos](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/02/Neymar-Yuri-Corinthians-Santos-e1739410182781.jpg?w=1920&h=1080&crop=1)
Após críticas de Neymar, a Penalty, marca que confecciona a bola utilizada no Campeonato Paulista, se pronunciou. Em nota oficial, a empresa ressaltou que a bola segue todas as orientações da Fifa.
No comunicado, a Penalty revelou que a bola está “mais rápida e dinâmica”, além de reconhecer que que a mudança pode ter “impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades” – leia a nota completa abaixo.
Polêmica
Na derrota do Santos para o Corinthians, por 2 a 1, na Neo Química Arena, Neymar criticou a Penalty, fornecedora da bola do Campeonato Paulista.
“Desde já, a Penalty, tem que melhorar essa bola aí. O Filipe Luís (técnico do Flamengo) falou e eu concordo, tem que melhorar para ajudar o nosso campeonato”, disse o ídolo do Santos.
Quem também reclamou da qualidade da bola foi o goleiro corintiano Hugo Souza. Na coletiva de imprensa após a vitória do Timão sobre o Peixe, o camisa 1 não poupou palavras para decretar que “a bola é horrível”.
Nota Penalty
A Penalty, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, vem a público se manifestar diante das críticas emitidas em relação à bola oficial do Paulistão Sicredi 2025 nesta quarta-feira (12):
A Penalty e a FPF reafirmam seu compromisso com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento do futebol, sempre ouvindo atentamente o feedback de atletas, treinadores e corpo técnico dos clubes para aprimorar seus produtos e garantir o mais alto nível de desempenho. A Penalty Ecoknit S11, modelo da bola do Paulistão Sicredi 2025, é certificada pela FIFA (“FIFA Quality Pro” – FIFA Quality Programme for Footballs – certificado n°1007545) e habilitada para campeonatos Mundiais e Intercontinentais.
Seguindo a orientação da FIFA, a bola para 2025 evoluiu e está mais rápida e dinâmica. Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em 2025 (2,4 gols por partida) vs 2024 (2,02 gols por partida), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público.
A Penalty reconhece que essa mudança pode ter um impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades.
A Penalty informa que entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Paulistão Sicredi para ouvir os protagonistas do futebol —atletas e treinadores— e entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas.
Por fim, destacamos que a Penalty está constantemente atualizada com a FIFA e as entidades parceiras, contribuindo para o melhor resultado do esporte.
Sobre a Penalty
Fundada em 1970, a Penalty é uma marca 100% brasileira especializada no desenvolvimento e produção de artigos esportivos. Com três unidades fabris (duas na Bahia e uma na Paraíba), dedicadas à fabricação de bolas, calçados, confecção e acessórios, a empresa se destaca como a maior comercializadora de bolas no Brasil. Referência mundial no setor, a marca oferece produtos para 22 modalidades esportivas distintas e possui distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. Patrocinadora de equipes e atletas de destaque, a Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade e inovação no esporte.