Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    A vida e filosofia de Pelé em 7 frases

    Um resumo das frases que o rei do futebol usou para descrever a si mesmo e às suas filosofias de vida

    Da CNN em Espanhol

    Pelé não era tímido. Em entrevistas ou, mais recentemente, nas redes sociais, o astro do futebol brasileiro expressou abertamente suas opiniões, muitas vezes polêmicas.

    Aqui, um resumo de sete das frases com as quais “O Rei” explicou a si mesmo e sua filosofia no esporte.

    “Nasci para jogar futebol”: a explicação de seu dom

    A lenda do futebol brasileiro abordou seu talento especial para a bola em várias ocasiões. Uma de suas frases mais lembradas a esse respeito, não sem polêmica para alguns, foi: “Nasci para jogar futebol, assim como Beethoven nasceu para escrever música e Michelangelo nasceu para pintar.”

    “Sempre quis ser como ele”: a figura do pai

    Pelé falava constantemente sobre a figura do pai, que foi sua grande inspiração para se dedicar ao futebol.

    “Meu pai era um bom jogador de futebol, fazia muitos gols. O nome dele era Dondinho. Eu queria ser como ele”, disse em entrevista à CNN em 2015. “Ele ficou famoso no Brasil, em Minas Gerais. Foi meu exemplo. Sempre quis ser como ele, mas o que aconteceu hoje, só Deus pode explicar.”

    Sobre as lealdades: “Hoje em dia se joga no país que paga mais”

    O craque assinou com o Santos aos 16 anos e permaneceu no clube pelos 18 anos seguintes. Ele competiu apenas em um outro time, o New York Cosmos, em um período de três anos em que fez muito pela crescente popularidade do futebol em Nova York.

    Para ele, a lealdade ao clube era importante.

    “O jogador perdeu a paixão pelo seu país, pelo seu clube. Mas pelo futebol em si, não. Ele vai continuar jogando e ter emoção por ele. Mas ninguém joga por um clube para ser fiel a um clube”, disse ele naquele diálogo de 2015. “Hoje em dia se joga no país que paga mais. Eles não têm essa lealdade.”

    Futebol além do futebol: “A maior família do mundo hoje é o futebol”

    Em 2014, quando a Copa do Mundo acontecia no Brasil, Pelé refletiu, em entrevista à CNN, sobre o lugar do futebol além do esporte.

    “Eu digo que a maior família do mundo hoje é o futebol. Tive as portas abertas em todas as partes do mundo e as mantenho abertas até hoje. Então essas coisas são muito individuais, muito pessoais. Jogamos futebol e temos futebol no mundo toda semana, todo fim de semana, e esse é um caso único, então não é nada”, afirmou.

    Para Maradona: “um dia, no céu, jogaremos juntos no mesmo time”

    As comparações entre Pelé e Diego Maradona e a discussão sobre quem era melhor acompanharam os dois ao longo de suas vidas.

    Nos anos após sua aposentadoria, os jogadores tiveram um bom relacionamento. Dias após a morte de Maradona, Pelé publicou uma homenagem emocionada ao “grande amigo” em que falava justamente das comparações.

    “Então, quero dizer que você é incomparável. Sua carreira foi marcada pela honestidade. E com seu jeito único, você nos ensinou que temos que amar e dizer ‘eu te amo’ com muito mais frequência. Sua partida rápida não me deixou te dizer, então vou apenas escrever para você: eu te amo, Diego. Meu grande amigo, muito obrigado por toda a nossa viagem.”

    “Um dia, no céu, jogaremos juntos no mesmo time. E será a primeira vez que levantarei meu punho para o ar em triunfo em campo sem comemorar um gol. Será porque finalmente poderei te abraçar novamente”, ele adicionou.

    Comemore: “Não importa quantos gols você marque, comemore cada um como se fosse o primeiro”

    Pelé usou o Twitter ativamente, muitas vezes com mensagens de cunho filosófico. O jogador, que marcou 1.281 gols na carreira profissional (em 1.363 jogos), defendeu a importância de reconhecer cada gol com mensagens como: “não importa quantos gols você marque, comemore cada um como se fosse o primeiro”.

    “Pule alto. Comemore todos os gols da sua vida. Nunca tenha vergonha de comemorar!”, escreveu em 2022, em mensagem acompanhada de uma foto de comemoração da sua juventude como atacante.

    O valor da perseverança: “Para ir longe é preciso enfrentar as adversidades e não desistir”

    A perseverança foi outra das virtudes destacadas por Pelé. “Uma das principais características dos grandes atletas é a perseverança. Para ir longe é preciso enfrentar as adversidades e não desistir, mesmo que as chances de sucesso pareçam pequenas”, escreveu Pelé, que levantou a taça da Copa três vezes, em agosto de 2022.

    Em outra mensagem na mesma linha, o atleta disse que “às vezes a vida apresenta-nos desafios que nos obrigam a sair da nossa zona de conforto” e que “pode não ser fácil, mas nos fazem crescer como pessoas e nos ensinam que somos capazes de muito mais do que pensávamos”.

    Tópicos