172 partidas, 97 gols: os números de Lionel Messi com a seleção argentina
Com 26 jogos em Copas do Mundo, craque é o jogador com mais partidas disputadas no torneio
O astro do futebol Lionel Messi venceu a Copa do Mundo do Catar em excelente forma com a seleção argentina.
O craque disputou todas as partidas do campeonato de 2022 e marcou sete gols, incluindo o da final contra a França, além de três assistências.
Ele soma 97 gols com a seleção argentina. Além disso, superou Gabriel Batistuta como o maior artilheiro argentino em Copas do Mundo, com 13 gols.
É também o jogador ativo com mais gols e assistências (oito) em Copas do Mundo, tendo se igualado a Diego Maradona no número de assistências nos mundiais.
Na semifinal contra a Croácia, Messi superou o recorde do artilheiro argentino em Copas do Mundo e se igualou ao recorde de Maradona de mais assistências de um argentino em Copas.
Na final contra a França, ele ampliou esse recorde (13 gols) e se tornou o jogador com mais partidas disputadas em Copas do Mundo (26).
Dados de Lionel Messi com a seleção argentina
Estreia na seleção principal: 17 de agosto de 2005, quando tinha 18 anos, segundo o site especializado Transfermarkt.
Número de partidas desde então até o momento: 172
Sendo 60 em eliminatórias para a Copa do Mundo, 51 amistosos, 34 na Copa América, 25 em Mundiais e a “Finalíssima”, o nome como foi batizada a disputa entre o campeão da Copa América e o vencedor da Eurocopa.
Gols: com os marcados no Mundial do Catar, Messi chegou a 97 gols pela Argentina.
Gols em Copas do Mundo: 13.
Assistências em Copas do Mundo: 8.
Participação em gols da Copa do Mundo: 20.
Messi superou Miroslav Klose, Ronaldo e Gerd Müller como o futebolista com mais participação direta em gols da Copa do Mundo – com 12 gols e 8 assistências, bate mais um recorde.
Bolas de Ouro em Copas do Mundo: 2, no Brasil em 2014 e Qatar em 2022.
Competições em que marcou: O maior número de gols feitos por Messi foi marcado em amistosos internacionais, com um total de 44. Na sequência, vêm as eliminatórias da Conmebol, com 28 gols; a Copa América, com 13, a as Copas do Mundo, também com 13.
Títulos: Copa do Mundo com a Argentina sub 20 (2005), medalha de ouro olímpica (2008), Copa América (2021), a “Finalíssima” (2022) e a Copa do Mundo (2022).
Jogos em Copa do Mundo: 26.
Com esse número, é o jogador com mais partidas disputadas.