
Bicampeão do Super Bowl, lenda da NFL morre aos 81 anos
Howard Twilley foi membro do time invicto do Miami Dolphins em 1972


Bicampeão do Super Bowl, Howard Twilley, membro do time invicto do Miami Dolphins em 1972, morreu aos 81 anos.
A National Football Foundation anunciou seu falecimento nesta sexta-feira (7), mas não informou a causa da morte. O nativo do Texas morreu na última quarta (5).
Antes de desembarcar no Miami Dolphins, o wide receiver jogou em Tulsa. Em 1965, ele foi nomeado All-American de forma unânime e vice-campeão do Heisman Trophy após uma média de 13,4 recepções por jogo, o que a NFF disse que continua sendo um recorde da FBS.
“Howard Twilley foi um dos maiores recebedores da história do futebol universitário com uma habilidade incrível de se abrir e mudar o curso de um jogo”, disse Archie Manning, presidente da NFF.
“Ele simplesmente redefiniu o que significava ser um recebedor dominante, e seu desempenho em Tulsa durante a temporada de 1965 continua sendo um dos maiores da história do nosso esporte.”
Tanto o Dolphins da AFL quanto o Minnesota Vikings da NFL o selecionaram nas últimas rodadas de seus drafts de 1966, e ele acabou em Miami.
Ele passou 11 temporadas com os Dolphins, vencendo campeonatos consecutivos do Super Bowl nas temporadas de 1972 e 1973. Em 120 jogos de carreira (82 como titular) na temporada regular, ele pegou 212 passes para 3.064 jardas e 23 touchdowns.
Ele começou todos os três jogos dos playoffs em 1972, fazendo quatro recepções para 61 jardas e uma pontuação.
“Estamos profundamente tristes com o falecimento de Howard Twilley, um jogador fundador dos Dolphins em 1966”, disse a equipe em um comunicado nesta sexta-feira. “Seu touchdown no Super Bowl VII ajudou os Dolphins a coroar a única temporada perfeita da NFL e suas contribuições para a organização serão lembradas para sempre.”
Após a aposentadoria, Twilley era dono de uma rede de lojas de artigos esportivos e trabalhou para uma empresa de investimentos.