Fluminense x Manchester City: árbitro já teve que explicar evento com extrema-direita
Szymon Marciniak apitou a decisão da última Copa do Mundo e da Champions League
Árbitro da semifinal entre Fluminense e Al Ahly, o polonês Szymon Marciniak também foi convocado pela Fifa para apitar a grande final do Mundial de Clubes entre o Tricolor carioca e o Manchester City.
A partida será nesta sexta-feira (22), às 15h (de Brasília), no King Abdullah International Stadium, em Jeddah, na Arábia Saudita.
Marciniak é considerado um dos árbitros mais prestigiados do mundo. Ele, inclusive, esteve nas duas finais mais importantes do futebol: da Copa do Mundo de 2022 e da Champions League 2022-23, vencidas por Argentina e Manchester City, respectivamente.
Palestra em evento de extrema-direita
No entanto, ele quase foi excluído de última hora de decisão da Champions League por uma questão estritamente política. Na época, Marciniak chegou a se desculpar por participar de um evento associado a um movimento de extrema-direita.
A Uefa investigou a presença e a palestra que o árbitro deu num evento organizado por Sławomir Mentzen, líder do partido da Confederação, cujo slogan político se posiciona “contra judeus, homossexuais, aborto, taxação e a União Europeia”.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”5201964″ title_galeria=”Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes”/]
Pedido de desculpas
Na ocasião, a Uefa soltou uma nota afirmando que “abomina os valores promovidos pelo grupo”, mas optou por manter o árbitro na decisão da Champions League após um pedido de desculpas e esclarecimento de um órgão antidiscriminação.
“Quero expressar minhas mais profundas desculpas por meu envolvimento e qualquer tormento ou dano que possa ter causado”, disse Marciniak em um comunicado.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2301909″ title_galeria=”Veja fotos do título inédito do Manchester City na Liga dos Campeões”/]