Praga Pro 2024: torneio de Cbum teve polêmica envolvendo brasileiro
Horse ficou em quinto lugar na categoria Open
No último domingo (17), o torneio Praga Pro foi destaque no cenário do fisiculturismo mundial por conta da participação de Chris Bumstead, hexacampeão do Olympia na Classic Physique, que foi segundo colocado na categoria Open. Mas uma polêmica envolvendo o brasileiro Marcello de Angelis, também chamado de Horse, virou assunto na internet.
Horse terminou a disputa em quinto lugar. No entanto, na segunda-feira (18), foi divulgado o score card, cartão com a pontuação que cada atleta recebeu dos árbitros. No documento, há um empate de pontos entre o brasileiro e o alemão Matthias Hollweck, quarto colocado.
Cada jurado vota em qual posição cada competidor deve ficar. Os números de cada colocação são somados para a classificação geral, por isso, vence aquele que tiver menos pontos, já que significa que o atleta foi mais vezes colocado em primeiro lugar ou em colocações mais próximas ao topo.
Nas prévias, Horse ficou com 12 pontos contra 15 de Matthias. Nas finais, a pontuação foi o contrário. Na soma, os dois atletas ficaram com 27 pontos. Nas redes sociais, fãs de fisiculturismo questionaram a decisão, já que o documento não explica por que o concorrente ocupou uma posição acima mesmo com o número total igual.
Segundo Terrick el Guindy, um dos árbitros do Mr. Olympia, o critério de desempate é quem foi melhor colocado pelos juízes nas finais. Como Matthias foi superior a Horse na segunda etapa, ficou em quarto, enquanto o brasileiro terminou em quinto.