Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Final masculina do Australian Open está definida; confira

    Jannik Sinner e Daniil Medvedev vão decidir o primeiro Grand Slam da temporada

    Daniil Medvedev é um dos finalistas do Australian Open
    Daniil Medvedev é um dos finalistas do Australian Open

    Da CNN

    Está definida a decisão do torneio masculino do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada do tênis. O italiano Jannik Sinner e o russo Daniil Medvedev vão decidir o título no próximo domingo (28). A previsão é que a partida começa às 5h30.

    Sinner abriu a madrugada vencendo o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, por 3 sets a 1 (6/1, 6/2, (6) 6/7 e 6/3). Na sequência, Medvedev derrotou o alemão Alexander Zverev por 3 sets a 2 (7/5, 6/3, (4) 6/7, (5) 6/7 e 6/3).

    Mesmo que não garanta o título, o italiano já assegurou a melhor participação em um Grand Slam, superando as semifinais em Wimbledon, no ano passado. Já o russo, que foi o campeão do US Open de 2021, chega à terceira decisão em Melbourne e tenta a primeira conquista após os vices em 2021 e 2022.

    Sinner brilha e derruba número 1

    Jannik Sinner teve grande atuação diante de Novak Djokovic na Rod Laver Arena. O italiano conseguiu a quebra logo no segundo game, abrindo 2/0 e 3/1. Manteve o saque no quinto game, derrubou o serviço do sérvio no sexto e sacou para fechar em 6/1.

    Djokovic começou sacando no segundo set, mas teve o serviço quebrado logo no terceiro game, vendo o italiano abrir 3/1. Sinner conseguiu mais uma quebra e ampliou para 5/2. Não desperdiçou o serviço e fechou em 6/2.

    O terceiro set foi o mais equilibrado do confronto. Como ninguém quebrou o serviço do outro, o tie break foi necessário. Djokovic até conseguiu 2/0, mas Sinner logo deixou 2/2. O sérvio novamente engatou dois pontos e fez 4/2. O italiano não deixou barato e buscou 5/4 e 6/5.

    Djokovic errou menos, fez 8/6 e fechou com três pontos seguidos. O quarto set teve mais o italiano quebrando o sérvio rapidamente mais uma vez para abrir 4/1. Depois, Sinner foi mantendo o serviço e fechou em 6/3 em uma partida que durou 3 horas e 22 minutos.

    “Foi uma partida muito difícil. Comecei muito bem, ele perdeu dois sets. Senti que ele não estava se sentindo muito bem em quadra, então tentei continuar pressionando. Depois, no terceiro set, tive matchpoint, mas perdi o forehand, mas isso é tênis. Eu apenas tentei estar pronto para o próximo set, que comecei muito bem, e é claro que a atmosfera estava ótima. É muito bom jogar aqui”, disse o italiano após a vitória.

    Jannik Sinner está na decisão do Australian Open
    Jannik Sinner está na decisão do Australian Open / Divulgação / AO

    Equilíbrio e vitória russa

    Pouco depois, a Rod Laver Arena foi palco de um grande confronto, como se viu desde o primeiro set. Zverev foi o primeiro a quebrar o saque e conseguiu manter o serviço para abrir 3/1. Quebrou Medvedev de novo e encaminhou a vitória fazendo 4/1.

    No entanto, o russo sobreviveu ao vencer dois games e encurtar a distância. Zverev fez 5/3 e teve a chance de sacar para fechar no 5/4, mas não conseguiu. Com tranquilidade, venceu os games seguintes e conquistou o set com 7/5.

    Zverev continuou ligeiramente melhor no segundo set e conseguiu uma quebra no quinto game. Depois, foi trocando o serviço até quebrar novamente no nono game e fechar o set em 6/3.

    O terceiro set teve ambos mantendo o serviço, forçando o tiebreak. Medvedev começou melhor e abriu 3/1, mas tomou o 3/3 e o 4/4. Com três erros, Zverev viu o game ir embora com o 7/4 para o adversário.

    O quarto set foi praticamente o mesmo do anterior. Como ninguém quebrou o oponente, um tiebreak foi necessário. Medvedev flertou com a derrota quando Zverev abriu 5/4 com um mini-break, mas conseguiu dois forehands e um ace seguidos para fazer 7/5.

    O set decisivo parecia que seguiria o mesmo caminho, com os dois trocando serviço e 2/2 no placar. No quinto game, o russo conseguiu a quebra e fez 3/2. Chegou à vitória quebrando no nono game: 6/3.

    “Estou feliz com esse momento. Porque antes minhas estatísticas em cinco sets não eram boas. Mental e fisicamente, são cinco sets difíceis, muitas vezes, no quinto, eu não estava forte o suficiente, então estou feliz. Há um mês, eu queria mudar um pouquinho ainda mais para tentar ser ainda mais forte mentalmente e pensar menos em algum cara da torcida que jogou alguma coisa em mim ou alguma decisão da arbitragem. Tento me concentrar mais, eu ainda estou longe de ser perfeito, mas estou tentando”, avaliou o russo.

    Djokovic não repetira 2023

    Eliminado na semifinal, Novak Djokovic não conseguirá repetir o desempenho do ano passado nas principais competições da temporada. O sérvio foi campeão na Austrália, de Roland Garros e do US Open, além de ter sido vice para Carlos Alcaraz em Wimbledon. Ao todo, ele é dono de 24 títulos de Grand Slam.

    “Ele me superou completamente, Fiquei chocado com meu nível, de uma forma ruim. Não estava fazendo muita coisa certa. Essa é uma das piores partidas de Grand Slam que já joguei, pelo que eu me lembre. Ao mesmo tempo, é preciso dar crédito a ele por ter feito tudo melhor do que eu em todos os aspectos do jogo”, avaliou o sérvio.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas