Felipão será o 33º treinador a passar por Atlético-MG e Cruzeiro; veja lista
Gaúcho de 74 anos é confirmado como novo treinador do Atlético
Atlético Mineiro e Cruzeiro protagonizam uma rivalidade centenária que, dentre suas peculiaridades, apresenta semelhanças. Luiz Felipe Scolari, confirmado como novo treinador do Galo, integrará uma lista especial: o treinador é o 33º comandante a compartilhar passagens pelos rivais da capital mineira.
https://twitter.com/Atletico/status/1669809252721135618
A chegada de Felipão a Cidade do Galo foi surpresa. O treinador não era favorito para assumir o cargo, mas depois da negativa do português Bruno Lage, surgiu como favorito para assumir a função. Após rápidas negociações, o gaúcho chegou para comandar o Galo com contrato até o final de 2024.
O treinador passou pelo comando técnico do Cruzeiro em duas oportunidades. A primeira passagem na Raposa foi entre os anos de 2000 e 2001 e terminou com o título da Copa Sul-Minas. Ele deixou o clube para assumir a Seleção Brasileira, onde caminharia para conquistar o título da Copa do Mundo em 2002.
A segunda passagem foi mais recente. Felipão foi anunciado em outubro de 2020 quando o clube era o 19º colocado na Série B. Em 21 jogos, Felipão somou nove vitórias, oito empates e quatro derrotas. Com um aproveitamento de 55,5%, o pentacampeão do mundo levou o Cruzeiro ao 11º lugar, com 49 pontos.
A lista conta com nomes históricos e de destaque como Levir Culpi, Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga. Alguns com mais sucessos em um clube do que no outro, como é o caso de Cuca e Marco Aurélio.
O primeiro treinador que comandou as duas equipes foi o uruguaio Ricardo Diez. O último havia sido Abel Braga, em 2019. Cuca foi o último treinador a ‘pular a lagoa’ e sair diretamente de um rival para o outro.
Lista completa:
- Abel Braga
- Antônio Lacerda
- Artur Nequessaurt
- Ayrton Moreira
- Barbatana
- Carlos Alberto Silva
- Celso Roth
- Cuca
- Dorival Junior
- Emerson Leão
- Fleitas Solich
- Gérson dos Santos
- Ílton Chaves
- Jair Pereira
- João Avelino
- Levir Culpi
- Marão
- Marcelo Oliveira
- Marco Aurélio
- Martim Francisco
- Nelinho
- Niginho
- Oswaldo Oliveira
- Palhinha
- Paulinho de Almeida
- Paulo Autuori
- Procópio
- Ricardo Diez
- Rui Guimarães
- Vágner Mancini
- Vanderlei Luxemburgo
- Yustrich