Federação da Austrália diz que estuda candidatura para Copa do Mundo de 2034
País quer sediar o Mundial mesmo após apoio da Confederação Asiática à candidatura da Arábia Saudita
O presidente-executivo da Football Australia, James Johnson, disse nesta quinta-feira (5) que a entidade ainda estuda uma proposta para o país sediar a Copa do Mundo de 2034, apesar de a Confederação Asiática de Futebol (AFC) ter declarado apoio à Arábia Saudita.
Depois de nomear Marrocos, Espanha e Portugal como anfitriões da Copa do Mundo de 2030 na quarta-feira (4), com Uruguai, Argentina e Paraguai sediando os jogos de abertura para marcar o centenário do torneio, a Fifa convidou os países das regiões da Ásia e Oceania a apresentarem propostas para 2034.
A Federação de Futebol da Arábia Saudita anunciou sua candidatura minutos depois, e o presidente da AFC, Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, saudou o anúncio, dizendo que “toda a família do futebol asiático estará unida em apoio à importante iniciativa do Reino da Arábia Saudita”.
A Austrália, que mudou da confederação da Oceania para a entidade asiática em 2006, já anunciou sua intenção de concorrer ao torneio de 2034 e Johnson disse que nada mudou com relação a isso.
“Conforme declarado anteriormente, a Football Australia está explorando a possibilidade de se candidatar à Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2029 e/ou à Copa do Mundo da Fifa 2034”, disse ele em um comunicado.
“Estamos animados com o fato de que, após o enorme sucesso da Copa do Mundo no Catar em 2022 e da Copa do Mundo Feminina na Austrália e na Nova Zelândia em 2023, a família do futebol da Ásia e da Oceania terá mais uma vez a oportunidade de mostrar sua capacidade de receber o mundo e sediar os melhores torneios da Fifa.”
O prazo para que os possíveis anfitriões enviem suas confirmações de interesse é 31 de outubro.
A Austrália nunca sediou uma Copa do Mundo masculina e foi eliminada na primeira rodada de votação para a escolha da sede do evento de 2022.
A Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 equipes, será sediada por Estados Unidos, Canadá e México.