Pesquisa mapeia perfil de gamers brasileiros e mostra aumento na diversidade
Estudo também revelou que 73,9% da população no Brasil joga algum tipo de jogo digital
A Pesquisa Game Brasil (PGB) lançou a 11ª edição de um estudo que traz dados sobre o comportamento dos jogadores e como os jogos eletrônicos têm feito parte do entretenimento e da socialização dos brasileiros.
A PGB 2024 entrevistou 13.360 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano.
O levantamento mostra que 73,9% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo digital. Já 85,4% consideram que os jogos eletrônicos são uma das suas principais formas de diversão.
Dados mostram aumento na diversidade
A pesquisa mapeou o perfil dos jogadores, mostrando um aumento significativo na diversidade dos usuários. Nos últimos anos, o público feminino tem sido dominante no consumo de jogos eletrônicos, representando um total de 50,9%, enquanto o público masculino representa 49,1%.
O estudo também aponta outro dado importante: negros são maioria étnica entre os jogadores, com 52,3% na soma entre pardos (41,2%) e pretos (11,2%), seguidos por jogadores que se declaram brancos (44,6%).
Quanto à classe social, a pesquisa aponta que a maioria dos gamers brasileiros pertencem à classe média (B2, C1 e C2), totalizando 64,8%. A classe média-alta (B1) representa 11,6% do público; já a classe alta (A) representa 15,8%; e a base da pirâmide (classes D e E) representa 7,8%.
A pesquisa também revela um envelhecimento do público gamer. As faixas etárias mais representadas são de 30 a 34 anos, com 16,2%, e de 35 a 39 anos, com 16,9%.
Os públicos mais jovens apresentam uma participação menor, com 14,6% para a faixa dos 20 a 24 anos e os mesmos 14,6% para a faixa dos 25 a 29 anos.
A faixa etária mais jovem, de 20 a 24 anos, teve uma diminuição de 0,5 pontos percentuais, e a de 25 a 29 anos teve uma diminuição de 1,6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa realizada em 2023.
Estilo de vida dos jogadores
A PGB também analisou que o envolvimento dos jogadores tem a influência de diversos fatores, que vão desde motivações pessoais, necessidades e contextos de vida. A participação social, construção de identidade e a diversão fazem parte do estilo de vida dos gamers de jogos digitais no país.
Um total de 82,4% dos entrevistados já fizeram amizade com alguém durante uma partida. Outros 70,2% revelam que jogam desde a sua infância. Dos pais entrevistados, 82,8% afirmam que seus filhos costumam jogar jogos digitais.