De gandula a gol na Champions: quem é Micah Hamilton, do Manchester City
Meia-atacante foi formado na base do clube inglês e fez sua estreia contra o Estrela Vermelha, nesta quarta (13)
Cinco anos atrás, Micah Hamilton estava na lateral do campo no Etihad Stadium trabalhando como gandula em jogos do Manchester City e recebendo instruções de Pep Guardiola. Hoje, ele é jogador da equipe principal dos Citizens, e, logo em sua estreia, já marcou o seu primeiro gol pelo clube. Em um jogo de Champions League.
O meia-atacante Micah Hamilton, de 20 anos, foi uma das novidades de Guardiola para o confronto desta quarta-feira (13) contra o Estrela Vermelha, em Belgrado, pela última rodada da fase de grupos do torneio europeu. Titular, foi dele o gol que abriu o placar para os ingleses no Estádio Rajko Mitic, conhecido como Marakana.
Nascido e criado em Manchester, Hamilton chegou ao City com 9 anos de idade e passou por todas as categorias até chegar à equipe profissional.
A primeira aparição do jovem foi em 2017, durante uma partida do Manchester City contra o Crystal Palace, pela Premier League.
Guardiola, descontente com a dinâmica de seu time no primeiro tempo, orientou os gandulas a ajudarem na aceleração do jogo, devolvendo rapidamente as bolas que saíam pela lateral aos jogadores. A equipe do técnico catalão venceu o duelo por 5 a 0, com os quatro últimos gols marcados no segundo tempo.
“Se tínhamos uma falta, ninguém buscava a bola e recomeçava o jogo. Eram cinco, dez segundos até que alguém buscasse uma bola e recomeçasse o jogo. Quando isso acontece, tudo fica lento”, disse o treinador na ocasião.
Depois de sua contribuição como gandula do time principal, Micah Hamilton continuou seu processo de desenvolvimento, inclusive ganhando oportunidades nas seleções de base da Inglaterra. Na temporada 2020/2021 da liga inglesa sub-18, ele marcou 11 gols e deu oito assistências pelo Manchester City, ajudando o clube a conquistar os títulos regional e nacional.
Na atual temporada, Pep Guardiola já havia levado o meia-atacante para o banco de reservas em duas partidas: contra o Newcastle pela Copa da Liga e contra o Young Boys pela Champions, mas não foi utilizado em nenhuma delas.
Com o City já classificado, Hamilton ganhou uma oportunidade diante do Estrela Vermelha. E aproveitou: logo no primeiro tempo, fez o gol que abriu o placar em Belgrado. Um aporte muito mais relevante do que buscar bolas na linha lateral.