Corinthians desiste da contratação de Márcio Zanardi, do São Bernardo
Regulamento do Campeonato Paulista impediu contratação do treinador
O Corinthians desistiu da contratação do técnico do São Bernardo, Márcio Zanardi. O regulamento do Campeonato Paulista foi o principal impeditivo para a chegada do novo comandante. A diretoria corintiana procura um nome para comandar o clube durante o campeonato estadual.
Mano Menezes foi demitido nesta segunda-feira (6), após derrota para o Novorizontino, por 3 a 1, no Paulistão. O tinha contrato até 2025, porém uma sequência de maus resultados o tirou da terceira passagem pelo Alvinegro que durou cinco meses.
Amigo do presidente, Augusto Melo, Zanardi foi sondado para assumir o comando do Timão, porém o regulamento do Campeonato Paulista proíbe que o mesmo técnico treine times diferentes na competição vigente. Zanardi, desde 2021, comanda o São Bernardo.
Próximos passos
A tendência é que Augusto Melo e a diretoria do Corinthians decidam o próximo alvo em reunião no Parque São Jorge na tarde desta terça-feira (6). Empresários e intermediários estão em contato com Augusto Melo e Rubens Gomes (diretor de futebol) levando novos nomes à cúpula.
O Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (7) para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro. O auxiliar Thiago Kosloski deve comandar o time interinamente.
Quem é Márcio Zanardi?
Márcio Zanardi tem 45 anos de idade e está no comando do São Bernardo desde 2021, quando foi campeão da Copa Paulista e garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O clube de São Paulo foi a primeira experiência como treinador profissional. Desde então, tem 89 jogos, 40 vitórias, 28 empates, 21 derrotas e 55% de aproveitamento.
Nos últimos dois anos, ele levou o Tigre às quartas de final do Paulistão.
Começou como treinador nas categorias de base do Audax, em 2004. Foi técnico da base do Vilnius, time da Lituânia, do Al-Nasr, de Dubai, do Corinthians, Guarani, da Portuguesa, do Santos e do São Bernardo. Participou do desenvolvimento de jogadores como Yuri Alberto (na base do Santos), Marquinhos, Gabriel Martinelli e outros.
No Timão, ficou entre 2012 e 2016, quando o atual presidente Augusto Melo também atuava como assessor das categorias de base. O dirigente foi eleito para o cargo na gestão do presidente Roberto de Andrade, que durou de 2015 a 2018.
Márcio Zanardi deixou o Corinthians em 2017 após reportagem publicada pelo GE que o envolvia em um esquema de suborno para escalar jogadores na base. Segundo a denúncia, o pai do treinador, Wilson Zaponi, negociou com o pai de um atleta para influenciar em escalações.