Com Vini Jr., Diniz testa contra a Venezuela seu ataque ideal na Seleção
Jogador do Real Madrid não esteve nos dois primeiros jogos por lesão
No terceiro jogo como treinador da Seleção Brasileira, Fernando Diniz vai conseguir escalar o quarteto de atacantes que imaginou como ideal quando assumiu o cargo, no início de julho.
Neymar, Rodrygo, Richarlison e Vinícius Jr. estarão em campo nesta quinta-feira (12) contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026. O jogo terá início às 21h30 (de Brasília).
Vinícius Jr. não esteve nos dois primeiros compromissos, em setembro, por causa de uma lesão sofrida em seu clube, o Real Madrid. Raphinha, do Barcelona, atuou em se lugar nas vitórias de 5 a 1 sobre a Bolívia, em Belém, e 1 a 0 frente ao Peru, em Lima.
Como vão jogar
No plano de Diniz, Neymar joga livre, atrás dos três atacante. Mas o esquema do treinador não é o posicional, portanto nem Vini Jr. e nem Rodrygo ficarão presos nas pontas. Somente Richarlison, o centroavante, atuará como referência no ataque, como já fez outras vezes.
“O primeiro contato com o Vini foi excelente, é um dos maiores jogadores do esporte no momento. Espero que ele se sinta bem, e produza o que sabe. A ideia é deixar ele à vontade”, disse Fernando Diniz.
Vinícius Júnior trata a chegada de Diniz com empolgação, tanto que ficou muito chateado com o corte por lesão na Data Fifa de setembro, segundo relato de pessoas próximas. Apesar de ter sido titular na Copa do Catar com Tite, a avaliação do estafe do atleta era de que antigo comandante não era fã do futebol de Vini, talvez por entender que ele não se encaixava no esquema proposto.
O confronto
Outra mudança para enfrentar a Venezuela será na lateral esquerda, mas por necessidade. Renan Lodi, do Olympique de Marselha-FRA, foi cortado por lesão, assim como seu reserva, Caio Henrique, do Monaco-FRA. Com isso Guilherme Arana, do Atlético, será o titular.
O técnico da Venezuela é o argentino Fernando Batista, que assumiu em março, substituindo o conterrâneo José Pekerman. Os venezuelanos tiveram boa performance nas duas primeiras rodadas: perderam de 1 a 0 para a Colômbia, em Barranquilla, e venceram em casa o Paraguai, por 1 a 0.
Após duas rodadas das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, que será na América do Norte, Brasil e Argentina lideram a classificação com seis pontos, os brasileiros em vantagem por causa do saldo de gols (5 a 4). A Seleção venceu a Bolívia, por 5 a 1, e o Peru, por 1 a 0, enquanto os argentinos bateram o Equador, por 1 a 0, e a Bolívia, 3 a 0.
Brasil x Venezuela
Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Richarlison e Vinicius Júnior. Técnico: Fernando Diniz
Venezuela: Romo; Alexander Gonzáles, Wilker Ángel, Yordan Osorio e Miguel Navarro; José Martinez, Herrera e Soteldo; Samuel Rosa, Rondón e Josef Martínez. Técnico: Fernando Batista
Motivo: 3ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: 12 de outubro de 2023 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá
Árbitro: Kevin Ortega (Peru)
Auxiliares: Michael Orue e Jesus Sanchez (ambos Peru)
Árbitro de vídeo: Carlos Orbe (Equador)
TV: Globo, SporTV, Globoplay e Ge.com