Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Jogos Olímpicos Paris 2024: conheça os atletas brasileiros já classificados

    Atletismo domina lista de nomes; rúgbi e futebol feminino também estão garantidos

    Esperança de medalhas em Paris, Rebeca Andrade está classificada para os Jogos Olímpicos
    Esperança de medalhas em Paris, Rebeca Andrade está classificada para os Jogos Olímpicos Anh Viêt CHAU

    Nina Galiotte*da CNN

    A um ano dos Jogos Olímpicos Paris 2024, o grupo que representará o Brasil nos Olimpíadas vai se tornando cada vez maior: dos 32 esportes que estão no programa olímpico para a edição de 2024, brasileiros já estão garantidos em oito.

    Vale lembrar que algumas vagas são dadas ao país, e não ao atleta em si. Por isso, alguns esportes ainda não tem o nome daqueles que efetivamente irão disputar as Olimpíadas.

    Os atletas nominalmente classificados, até o momento, são Daniel Nascimento, maratonista; Caio Bonfim e Érica Sena, que competirão na marcha atlética; Tatiana Weston-Webb, Filipe Toledo e João Chianca, do surfe; Barbara Domingos, da ginástica rítmica; e Diogo Soares, da ginástica artística;

    Bruno Lobo e Matheus Isaac estão classificados para a Vela e Isaquias Queiroz vai tentar a medalha de ouro mais uma vez no C1 1000.

    Modalidade estreante em Tóquio, nos Jogos de 2020 (disputados em 2021 por conta da pandemia), o surfe deu ao Brasil um ouro, com Ítalo Ferreira, mas a categoria feminina não teve brasileiras do pódio. Weston-Webb chegou a disputar.

    Enquanto isso, Ingrid Oliveira e Isaac Souza conseguiram se classificar entre as oito melhores do mundial de saltos ornamentais e estão com a vaga garantida em Paris. A ginástica rítmica também assegurou sua vaga na categoria de conjunto.

    Há, também, as vagas conquistadas por país. A definição pode ser feita por ranking ou por convocação, como o rúgbi sevens feminino e o futebol feminino.

    O ciclismo BMX feminino e o tiro esportivo — prova de pistola de ar 10m masculina — também terão vagas garantidas para o Brasil. As confederações irão estabelecer os critérios para o preenchimento dessas vagas.

    No atletismo, já foram obtidos índices nas seguintes provas: maratona (masculina), marcha atlética 20km (masculina e feminina), arremesso do peso (masculino), 400m rasos (masculino), 400m com barreiras (masculino) e 110m com barreiras (masculino).

    Os atletas com índice olímpico no atletismo são Alison dos Santos, o Pio, nos 400m com barreiras; Erik Cardoso, nos 100m rasos; Almir Cunha dos Santos, no salto triplo; e Lucas Carvalho, nos 400m rasos;

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    (*Estagiária, sob supervisão de Luccas Oliveira)