Corinthians x São Paulo: em fases opostas, Tricolor tenta novo feito na casa do rival
Depois de vencer pela primeira vez na Neo Química Arena no início da temporada, equipe de Zubeldía quer tirar proveito de turbulência do rival para seguir em alta
Corinthians e São Paulo se cruzam mais uma vez nesta temporada em cenários opostos. Atravessando uma turbulência fora de campo, o Timão tenta resistir à boa fase do rival na Neo Química Arena, neste domingo (16), às 16h (de Brasília), pela nona rodada Série A do Campeonato Brasileiro. Resistir, neste caso, significa impedir o Tricolor, invicto sob o comando de Luis Zubeldía, de conseguir a segunda vitória dentro da casa construída há dez anos.
No estádio em Itaquera, na Zona Leste da capita paulista, o Corinthians sustentava uma invencibilidade contra o São Paulo até janeiro. A escrita foi quebrada no encontro entre as equipes pelo Campeonato Paulista de 2024. Na ocasião, o time do Morumbi venceu por 2 a 1, no resultado que, até agora, é considerado um dos pontos altos do clube na temporada.
Agora, em 19 jogos disputados na Neo Química, o Timão acumula 11 vitórias, sete empates contra uma vitória do São Paulo. O Corinthians ainda balançou as redes 33 vezes contra 17 do adversário.
Tentando melhorar estes números, o São Paulo chega para o Majestoso de olho nas primeiras posições da Série A. A equipe abre a rodada na quinta posição, com 14 pontos somados, a três de distância do líder Flamengo.
Já o Corinthians joga presssionado por estar a um ponto da zona de rabaixamento. A equipe está no 15º lugar, com seis pontos na competição.
Como chega o Corinthians
Frustrado pela má campanha neste início de Campeonato Brasileiro, o Corinthians vê uma vitória no clássico como fator primordial para mudar o clima interno no clube. Na última partida, que criou roteiro tranquilo para o Timão, a equipe de António Oliveira sofreu empate do Atlético-GO nos acréscimos.
Nesta edição do Brasileirão, a equipe de António Oliveira conquistou somente uma vitória, diante do Fluminense, por 3 a 0. Em seis dos oito jogos disputados, a equipe sequer conseguiu balançar as redes adversárias.
Soma-se a isso uma série de desfalques que o treinador português terá para definir sua escalação. Suspensos, Rodrigo Garro e Gustavo Henrique estão fora, assim como Romero e Félix Torres (convocados à Copa América) e Pedro Henrique, que se recupera de lesão.
Como chega o São Paulo
Depois de vencer o Corinthians pela primeira vez na história na Neo Química, o São Paulo retorna à Arena em alta e confiante de que pode repetir o feito. O time tricolor está invicto desde a chegada do técnico Luis Zubeldía.
São 11 confrontos sem perder, com oito vitórias e três empates. Os resultados também refletem o momento de uma equipe, que, rapidamente, absorveu o estilo de jogo exigido pelo treinador argentino, com muita imposição para marcar e definições rápidas no ataque.
O São Paulo chega para o Majestoso sem sequer ter tomado um gol nas últimas cinco partidas e ainda contará com o retorno do zagueiro Arboleda, que ficou de fora da última rodada por conta de bolhas no pé. Ele deve ser a única mudança na equipe, colocando Diego Costa de volta no banco de reservas.
Os desfalques na equipe seguem os mesmos. A equipe não contará com os jogadores convocados para a disputa da Copa América: o goleiro Rafael (Brasil), o zagueiro Ferraresi (Venezuela), o volante Bobadilla (Paraguai) e o meia James Rodríguez (Colômbia).
Além deles, o clube também segue com os desfalques do volante Pablo Maia e do lateral-direito Rafinha, que estão entregues ao departamento médico.
Corinthians x São Paulo
Corinthians
Carlos Miguel; Matheuzinho, Cacá, Caetano e Hugo; Raniele, Breno Bidon e Fausto Vera; Igor Coronado, Wesley e Yuri Alberto. Técnico: António Oliveira.
São Paulo
Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Alisson, Rodrigo Nestor e Lucas; Luciano e Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.
- Motivo: nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 16 de abril de 2024, às 16h (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Ramon Abatti Abel-FIFA (SC)
- Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva-FIFA (GO) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
- Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira-VAR FIFA (MG)
- Transmissão: TV Globo e Premiere