Brasileirão: SP pode quebrar recorde e ter 7 times na Série A de 2025
Estado de São Paulo já foi representado por seis times em quatro edições com 20 clubes em formato de pontos corridos
A Série A do Campeonato Brasileiro é disputada por 20 times em formato de pontos corridos desde 2006. Desde então, São Paulo foi o estado com mais representantes: 11 clubes diferentes já passaram pelo mais alto escalão nacional.
A lista pode receber dois novos nomes, já que Mirassol e Novorizontino dependem de uma derrota do Ceará para o América-MG, na noite desta segunda-feira (18), para garantir o acesso na Série B com uma rodada de antecedência.
Assim, a Série A de 2025 pode ser a edição por pontos corridos com 20 times com o maior número de equipes de um mesmo estado. Existe a possibilidade de sete times paulistas disputarem a elite nacional no ano que vem.
Para que isso aconteça, é preciso que o Leão da Alta Araraquarense e o Tigre do Vale subam na Série B e garantam o acesso ao lado do Santos. Além disso, Red Bull Bragantino e Corinthians devem se manter na Série A.
Nesse cenário, seriam sete clubes paulistas no primeiro escalão — Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Mirassol e Novorizontino. Até hoje, os anos com mais equipes de um mesmo estado foram 2006, 2009, 2010 e 2012, quando São Paulo esteve representado por seis times.
Anos com mais times de um mesmo estado na Série A do Brasileirão
- 2006: São Paulo — 6 (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e São Caetano)
- 2009: São Paulo — 6 (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Grêmio Barueri e Santo André)
- 2010: São Paulo — 6 (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Guarani e Grêmio Prudente)
- 2012: São Paulo — 6 (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa)