Wembanyama marca 50 pontos e se junta a LeBron James e Antetokounmpo
O francês se torna o quarto jogador mais jovem da história da NBA a marcar 50 pontos em um jogo, enquanto outras estrelas também brilham na noite
Victor Wembanyama se tornou o quarto jogador mais jovem na história da NBA a marcar 50 pontos em um jogo na noite de quarta-feira, ao conduzir o San Antonio Spurs à vitória por 139-130 sobre o Washington Wizards.
Com 20 anos e 314 dias de idade, o francês alcançou o feito em uma idade superada apenas por Devin Booker, LeBron James e Brandon Jennings, que detém o recorde com 20 anos e 52 dias.
Wembanyama é o oitavo jogador na história da franquia a atingir a marca de 50 pontos. Os 71 pontos de David Robinson contra o Los Angeles Clippers no último dia da temporada 1993-94 continua sendo o recorde de pontos marcados por um jogador dos Spurs em um único jogo, e até quarta-feira foi a última vez que um jogador de San Antonio havia marcado 50 pontos em um jogo sem prorrogação.
“É definitivamente um grande marco”, disse Wembanyama em coletiva de imprensa após o jogo. “É uma espécie de clube privado”. No entanto, o provável Novato do Ano da NBA 2024 fez questão de enfatizar que está focado em continuar sua excelente sequência.
“Eventualmente, quero que o resto de nossas performances, o resto de nossos jogos ofusque este. Quero fazer com que no futuro este seja apenas mais um. Gosto de celebrar as pequenas e grandes vitórias por um curto período. Mas amanhã já estaremos focados nos Lakers”.
Wembanyama também registrou seis rebotes, duas assistências e um recorde pessoal de oito cestas de três pontos, significando que agora converteu seis ou mais arremessos de longa distância em três jogos consecutivos.
“Greek Freak”
Em outro jogo, Giannis Antetokounmpo marcou 59 pontos, sua melhor marca na temporada, na vitória do Milwaukee Bucks sobre o Detroit Pistons por 127-120 na prorrogação.
O ala – que acertou 21 de seus 34 arremessos e adicionou 14 rebotes, sete assistências e três bloqueios – registrou o segundo maior total de pontos de sua carreira, cinco a menos que os 64 pontos que marcou contra o Indiana Pacers na temporada passada.
O feito significa que ele agora ocupa o primeiro, segundo e quarto lugares na lista dos maiores pontuadores dos Bucks em um único jogo. Michael Redd ocupa o terceiro lugar na lista, tendo marcado 57 contra o Utah Jazz em 2006.
Com Damian Lillard, Khris Middleton e Bobby Portis ausentes por lesão, Milwaukee teve dificuldades no primeiro quarto. Antetokounmpo marcou 22 dos 24 pontos da equipe, enquanto seus companheiros erraram todos os 12 arremessos que tentaram.
“Ele simplesmente nos manteve no jogo sozinho com seu desempenho”, disse o técnico Doc Rivers na coletiva pós-jogo.
King James
LeBron James encontrou mais uma maneira de fazer história na noite de quarta-feira, estabelecendo o recorde de jogador mais velho a registrar três triplos-duplos consecutivos, quando o Los Angeles Lakers virou o jogo para vencer o Memphis Grizzlies por 128-123.
James, que completa 40 anos no próximo mês, conseguiu 35 pontos, 14 assistências e 12 rebotes, somando-se aos triplos-duplos contra o Philadelphia 76ers e o Toronto Raptors nos dois jogos anteriores. Isso significa que o maior pontuador da história da NBA superou seu próprio recorde como o jogador mais velho a alcançar o feito, que ele estabeleceu em novembro de 2019, quando tinha 34 anos.
“Ele é um mestre do jogo”, disse o técnico dos Lakers, JJ Redick, em coletiva pós-jogo. “Obviamente, não venceríamos esse jogo sem ele”.