Recuperado de grave lesão, Raulzinho diz o que espera do Pré-Olímpico de Basquete
Jogador se recuperou de ruptura do tendão patelar do joelho direito sofrida em agosto de 2023
Recuperado de grave lesão, o armador Raulzinho Neto se apresentou nesta quarta-feira (12) à Seleção Brasileira e mostrou otimismo para atuar. A equipe iniciou nessa terça-feira (11) a preparação para o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, entre 2 e 7 de julho.
Raulzinho, de 32 anos, rompeu o tendão patelar do joelho direito na estreia do Brasil no Mundial, em 26 de agosto de 2023, contra o Irã, em Jacarta, na Indonésia. Pela lesão, o então jogador do Fenerbahçe-TUR perdeu toda a temporada 2023/2024.
“Muito bom estar de volta, recuperado da minha lesão que eu tive ano passado, no primeiro jogo do Mundial. Mas com uma expectativa muito boa de ter uma sessão de treinamentos aqui no Brasil boa, ir para a Europa e conseguir a classificação para a Olimpíada, que é o nosso objetivo final”, disse Raulzinho.
Dos 17 jogadores pré-convocados para a Seleção, 12 serão inscritos no Pré-Olímpico. Depois do trabalho em solo catarinense, a equipe realizará três amistosos na Europa antes do torneio que dará uma vaga aos Jogos Olímpicos de Paris, na França.
Pré-convocados para o Pré-Olímpico
Armadores
- Marcelinho Huertas – Tenerife-ESP
- Alexey Borges – Hakro Merlins-ALE
- Yago dos Santos – Estrela Vermelha-SER
- Elinho Corazza – Corinthians
- Raulzinho Neto – Sem clube (ex-Fenerbahçe-TUR)
Alas
- Georginho – RatioPharm Ulm-ALE
- Didi Louzada – Flamengo
- Vitor Benite – Zunder Palencia-ESP
- Leo Meindl – Tokyo-JAP
- Gui Deodato – Flamengo
- Gui Santos – Golden State Warriors-EUA
Pivôs
- Lucas Dias – Franca
- Gabriel Jaú – Flamengo
- Tim Soares – Nagoya-JAP
- Bruno Caboclo – Partizan-SER
- Mãozinha Pereira – Sem clube (ex-Memphis Grizzlies-EUA)
- Cristiano Felício – Granada-ESP
Técnico
- Aleksandar Petrovic
Em 24 de junho, o Brasil enfrentará a Polônia em amistoso. Dois dias depois, a Seleção Croata será a rival. Os dois jogos serão em Opatija, na Croácia. Já no dia 28, a Seleção Brasileira enfrentará a Eslovênia, em Liubliana, capital eslovena.
Foi a primeira convocatória de Petrovic desde que ele retornou à Seleção Brasileira, em 18 de abril. Ele substituiu Gustavo De Conti, demitido um dia antes após desentendimentos com a CBB. Gustavinho estava como técnico da Seleção Masculina desde novembro de 2021, justamente após saída de Petrovic.
Pré-Olímpico de RigaO Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico, junto de Camarões e Montenegro. Os dois primeiros avançarão para as semifinais e enfrentarão os dois melhores da outra chave, com Geórgia, Filipinas e a anfitriã Letônia.
O próximo jogo oficial do Brasil e reestreia de Petrovic será contra Montenegro, em 2 de julho, na Arena Riga, pela primeira rodada do Grupo B do Pré-Olímpico. Antes, a Seleção Brasileira deve fazer amistosos preparatórios visando ao torneio.
Somente o campeão deste Pré-Olímpico vai se classificar para Paris 2024 – há outros três torneios, com sedes em Valência (Espanha), Piraeus (Grécia) e San Juan (Porto Rico). França, Sudão do Sul, Canadá, Estados Unidos, Japão Alemanha, Sérvia e Austrália estão garantidos nos Jogos Olímpicos deste ano, de 26 de julho a 11 de agosto.