Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Lakers x Nuggets e Celtics x Heat, a reedição das Finais de Conferência de 2020

    Voltam a acontecer os mesmos confrontos da “temporada da bolha” edição marcada pela Covid-19

    Quadra das finais da NBA em 2020
    Quadra das finais da NBA em 2020 Divulgação/NBA

    Luiz Cisida CNN

    Com a vitória do Boston Celtics contra o Philadelphia 76ers, no último domingo (14), as finais de conferência da NBA voltam a ser ocupadas pelos mesmos times da temporada 2020-2021.

    Na época, com a pandemia da Covid-19, a NBA se organizou para fazer com que os jogos continuassem (tentando ser o mais seguro possível). Com a criação da chamada “bolha”, a liga utilizou o Complexo Esportivo da Disney, na Flórida, confinando as 22 equipes classificadas para a pós-temporada. Todas as pessoas envolvidas nos eventos (atletas, comissões técnicas, funcionários e dirigentes) realizavam regularmente testes para o vírus e eram obrigados a utilizar máscara em todos os momentos, exceto dentro dos quartos que estavam hospedados ou quando estavam nos jogos, treinos e atividades físicas.

    Além disso, qualquer integrante dos clubes que fosse entrar na tal “bolha” deveria ficar 48 horas isolado em seu quarto e “negativar” em dois exames contra o coronavírus. A NBA também recomendou que os atletas só deixassem o resort em casos extremos. A entrada de familiares só foi autorizada após a primeira rodada dos playoffs. Para os visitantes, como parentes, era necessário estar em isolamento por uma semana, e também realizar dois testes de Covid-19 (com no máximo 72 horas de antecedência) até que fossem aprovados para permanecer na bolha.

    Uma das grandes mudanças que a bolha resultou foi que os times mandantes, acabaram “perdendo” a vantagem de quadra. Isso aconteceu, pois os jogos eram todos feitos nas mesmas quadras e sem a presença das torcidas. O resultado disso foi que, a porcentagem de vitórias dos times – que tecnicamente seriam os mandantes – foi a mais baixa desde 2010. Antes a média de vitórias dos “donos da quadra” era acima de 56%, na “bolha” foi de menos que 49%.

    Isso mostra a diferença que a pressão da torcida pode fazer nos esportes, e também o conhecimento dos times acostumados em jogar na “sua casa”.

    Voltando a esta temporada, a reedição das Finais de Conferência é marcada pela presença dos azarões, que inclusive foram os vencedores na “bolha” (Los Angeles Lakers e Miami Heat). Eles são considerados zebras, por terem as piores classificações durante a temporada regular. Já Denver Nuggets e Boston Celtics ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

    Em 2020, durante a grande final, o time de Los Angeles venceu o Heat, e foram campeões, a série ficou em 4 a 2.