Defesa de jogadora americana condenada na Rússia recorre de sentença
Equipe jurídica de Brittney Griner entrou com recurso contra o veredicto de um tribunal russo que sentenciou a estrela da WNBA a nove anos de prisão
A equipe jurídica de Brittney Griner entrou com um recurso contra o veredicto de um tribunal russo que sentenciou a estrela da WNBA a nove anos de prisão por contrabando de drogas para a Rússia, disse a advogada de Griner, Maria Blagovolina, à CNN nesta segunda-feira (15).
O Departamento de Estado dos EUA afirma que Griner foi detida injustamente, e seu caso levantou preocupações de que ela esteja sendo usada como peão político na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Autoridades dos EUA ofereceram uma possível troca de prisioneiros com a Rússia para tentar trazê-la para casa com segurança.
Griner, 31, foi detida em fevereiro por carregar cartuchos de vape contendo óleo de cannabis em sua bagagem. A duas vezes medalhista de ouro olímpica de basquete dos EUA se declarou culpada de acusações de drogas e disse que acidentalmente embalou as drogas enquanto estava com pressa.
A sentença de nove anos, juntamente com uma multa de cerca de US$ 16.400 (cerca de R$ 84 mil), foi emitida em 4 de agosto pela juíza Anna Sotnikova, que disse que o tribunal levou em consideração a admissão parcial de culpa de Griner, remorso pelo ato, estado de saúde e atividades de caridade.
Paul Whelan pode fazer parte das negociações de troca
O nome do traficante de armas russo Viktor Bout foi mencionado em conversas bilaterais entre Moscou e Washington sobre uma troca de prisioneiros envolvendo Griner e o americano Paul Whelan, disse o diretor do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Darchiev, à mídia estatal russa TASS no sábado. Whelan está detido pela Rússia por suposta espionagem desde 2018.
“Esta questão bastante sensível da troca de cidadãos russos e norte-americanos condenados está sendo discutida através dos canais definidos por nossos presidentes. Esses indivíduos estão, de fato, sendo discutidos. O lado russo há muito busca a libertação de Viktor Bout. Os detalhes devem ser deixados para os profissionais, partindo do princípio de ‘não prejudicar'”, disse Darchiev à TASS.
Darchiev estava respondendo a um pedido de comentário sobre notícias dos EUA de que autoridades americanas enviaram uma proposta a Moscou sobre a troca de Bout por Griner e Whelan, informou a TASS.
Durante meses de discussões internas entre agências dos EUA, o Departamento de Justiça se opôs à negociação de Bout, dizem pessoas informadas sobre o assunto. No entanto, funcionários da Justiça acabaram aceitando uma troca de Bout com o apoio de altos funcionários do Departamento de Estado e da Casa Branca, incluindo o presidente Joe Biden, dizem fontes.
O governo russo frequentemente apresenta Bout como objeto de um potencial comércio para vários americanos. O advogado de Bout disse estar “confiante” de que a troca vai acontecer.
Kylie Atwood da CNN, Evan Perez, Jennifer Hansler e Chandelis Duster contribuíram para este relatório.