Bahia campeão brasileiro? De volta após Copa América, lateral revela sonho
Colombiano Santiago Arias treinou com o elenco nesta sexta-feira (19) e concedeu entrevista coletiva
De volta após o vice-campeonato da Copa América, o colombiano Santiago Arias comentou, nesta sexta-feira (19), a campanha do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva concedida no CT Evaristo de Macedo, o lateral-direito revelou que sonha com o título.
“Minha meta é sempre ser o ganhador, ser o melhor. Nesta temporada, sabemos que não é fácil. Há equipes competitivas. Mas somos fortes. O meu sonho é o sonho de todos. Ganhar esse campeonato seria muito bonito para mim e para todos”, afirmou.
Atualmente, o Tricolor de Aço ocupa a quinta colocação do Brasileirão, com 30 pontos conquistados em 17 rodadas. São seis pontos a menos que o Botafogo, líder do certame. Palmeiras (33 pontos), Flamengo (31) e São Paulo (30) também estão à frente.
De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Esquadrão tem, neste momento, 6,8% de chances de levantar a taça da Série A. Botafogo (37%), Palmeiras (15,9%), Flamengo (11,5%), Cruzeiro (10,5%) e Fortaleza (7,3%) aparecem acima do time treinado por Rogério Ceni no ranking de probabilidades.
Campanha impressiona
A última vez que o Bahia foi campeão brasileiro foi em 1988, quando a competição era disputada em formato de mata-mata. Desde então, o clube sequer conseguiu se classificar para torneios continentais.
Na era dos pontos corridos, instaurada em 2003, a melhor campanha tricolor ocorreu em 2018, com um 11º lugar após 48 pontos. Em 2017, o Esquadrão até fez mais pontos (50), mas terminou em 12º na tabela de classificação.
Os números de 2024, portanto, impressionam. Com 58,8% de aproveitamento, o Bahia tem o melhor “início” de Série A entre todas as suas 12 participações. Além disso, tem o segundo melhor ataque, com 27 gols marcados.
Arias de volta
O treino desta sexta-feira marcou o retorno de Santiago Arias ao elenco tricolor. O lateral foi vice-campeão da Copa América com a Seleção da Colômbia, que foi derrotada pela Argentina na grande final. No total, ele desfalcou o Bahia em 10 jogos.
“Fisicamente, me sinto bem. Venho de uma Copa América muito boa para a Colômbia. Venho agora para seguir trabalhando, dando tudo pela equipe. Tenho chance de jogar domingo. Depende do treinador, mas estou 100% para quando necessitarem de mim”, destacou.
Veja desempenho do Bahia sem Arias
- Jogos: 10
- Vitórias: 5
- Empates: 1
- Derrotas: 4
- Aproveitamento: 53,3%