Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bicampeão, Verstappen fecha temporada da Fórmula 1 com vitória em Abu Dhabi

    Com o 15º triunfo, Verstappen estendeu seu recorde de vitórias numa mesma temporada; em sua despedida da categoria, tetracampeão Sebastian Vetell marcou um ponto

    Por Abhishek Takle, da Reuters

    O bicampeão mundial Max Verstappen terminou uma dominante temporada 2022 da Fórmula 1 com sua 15ª vitória do ano neste domingo (20), no último Grande Prêmio do calendário, em Abu Dhabi, com Charles Leclerc (Ferrari) garantindo o segundo lugar do Mundial de Pilotos.

    Com o 15º triunfo, Verstappen estendeu seu recorde de vitórias numa mesma temporada – até 2022, a marca era dividida pelos alemães Michael Schumacher, que venceu 13 corridas em 2004, e Sebastian Vettel, que fez o mesmo em 2013.

    Em Abu Dhabi, o holandês, que selou o título mês passado no Japão a quatro corridas do fim, não foi desafiado e liderou da pole position até a bandeira quadriculada.

    Ele cruzou a linha de chegada a 8s7 de Leclerc que, tendo feito apenas uma parada nos boxes, manteve o segundo lugar à frente do colega de equipe de Verstappen, Sergio Perez, que fez duas paradas, e o superou na batalha pela vice-liderança geral.

    Eles haviam começado a corrida empatados em pontos, com Leclerc à frente no número de vitórias. O triunfo deste domingo foi o 35ª da carreira de Verstappen e o segundo seguido do holandês no circuito de Yas Marina.

    Carlos Sainz foi o quarto colocado com a Ferrari, à frente do piloto da Mercedes George Russell, que cumpriu uma punição de cinco segundos por ter saído de um pit stop sem cumprir as regras de segurança.

    O heptacampeão mundial Lewis Hamilton (Mercedes) abandonou e perdeu a marca de vencer pelo menos uma corrida por temporada, que carregava desde sua estreia na Fórmula 1, em 2007. O britânico abandonou a prova na 55ª das 58 voltas, com uma falha hidráulica.

    O tetracampeão Sebastian Vettel marcou seu último ponto na Fórmula 1, com um décimo lugar, no que foi um fim de semana de despedida emocionante para o piloto da Aston Martin.

    O alemão fez uma corrida forte largando em nono lugar, mas uma demorada ida para os boxes  o fez perder posições. Ele se despediu levantando fumaça com um “zerinho” na reta principal do circuito.

    Daniel Ricciardo pontuou em sua última corrida pela McLaren, em nono lugar.

    O espanhol Fernando Alonso, que substituirá Vettel na Aston Martin no próximo ano, não conseguiu terminar a corrida com a Alpine.

    Mick Schumacher, sem um carro para a próxima temporada após ser substituído por Nico Hulkenberg na Haas, terminou em 16º lugar, à frente do companheiro Kevin Magnussen.

    Ele sobreviveu ao contato com o piloto da Williams, Nicholas Latifi, que levou os dois carros a girarem de maneira sincronizada.

    *Por Abhishek Takle

    Tópicos