Hamilton diz que seus ‘piores medos ganharam vida’ após título de Verstappen em Abu Dhabi
Piloto disse que após a corrida, ele estava sentado em seu carro "incrédulo"
Lewis Hamilton diz que seus “piores medos ganharam vida” depois de sua dramática corrida pelo título contra Max Verstappen no Grande Prêmio de Abu Dhabi na última temporada.
O sete vezes campeão mundial viu um potencial oitavo título recorde escapar depois de ser derrotado pelo piloto da Red Bull, de 24 anos, após um controverso final de temporada em dezembro de 2021.
“Você vê as coisas começarem a se desenrolar”, disse Hamilton à Vanity Fair em uma entrevista publicada na segunda-feira (8).
“Meus piores medos ganharam vida. Eu estava tipo: ‘não há como eles me enganarem. Não há como. Isso não vai acontecer. Certamente não.'”
‘Eu não tinha forças’
Hamilton estava a caminho de conquistar seu oitavo título mundial até que o piloto da Williams Racing, Nicholas Latifi, colidiu com as barreiras a quatro voltas do final, resultando na retirada do safety car.
O ex-diretor de corrida da F1 Michael Masi permitiu que as corridas recomeçassem na última volta e Verstappen teve permissão para largar quase lado a lado com Hamilton, apesar do piloto da Mercedes ter conquistado uma vantagem considerável anteriormente.
Verstappen acabou ultrapassando Hamilton com pneus novos e conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1.
Hamilton disse que depois da corrida, ele se lembra de estar sentado em seu carro “incrédulo”.
“Não sei se posso realmente colocar em palavras o sentimento que tive”, acrescentou.
“Eu me lembro de ficar sentado ali, incrédulo. E percebendo que tenho que desfazer meus cintos, tenho que sair dali, tenho que sair dessa coisa, tenho que encontrar força”, acrescentou.
“Eu não tinha forças. E foi um dos momentos mais difíceis, eu diria, que tive em muito, muito tempo.”
‘Algo não estava certo’
O resultado da corrida provocou reações mistas nas redes sociais.
“Max é um piloto absolutamente fantástico que teve uma temporada incrível e não tenho nada além de um enorme respeito por ele, mas o que aconteceu é absolutamente inaceitável. Não posso acreditar no que acabamos de ver”, tuitou o colega piloto da Mercedes, George Russell.
O ex-campeão de F1 Damon Hill também expressou sua incredulidade com a decisão de Masi, twittando: “Esta é uma nova maneira de administrar o esporte, onde o Diretor de Corrida pode tomar essas decisões. Tem sido um pouco demais o: ‘adivinhe o que vou fazer agora’, eu acho.”
No entanto, o jogador do Liverpool FC, Virgil van Dijk, parabenizou Verstappen no Twitter, escrevendo: “que patrão!”
A Mercedes inicialmente apresentou um apelo sobre como o GP de Abu Dhabi terminou, mas acabou retirando a reclamação e parabenizando Verstappen por sua vitória.
Quando perguntado se se sentiu enganado pela decisão de Masi e pela controvérsia que se seguiu, Hamilton disse à revista: “Eu sabia o que havia acontecido. Eu sabia quais decisões foram tomadas e por quê. Sim, eu sabia que algo não estava certo”.
Depois de um final febril para uma temporada intensa, Hamilton disse que encontrou conforto nos braços de seu pai.
“Ele me abraçou, e acho que ele disse, ‘Quero que você saiba o quanto estou orgulhoso de você.’ Ter seu pai abraçando você dessa maneira é uma das coisas mais profundas”, disse ele.
“Especialmente porque você cresceu poucas vezes tendo isso.”