Fórmula 1 decide retirar ponto extra para volta mais rápida a partir de 2025
Mudanças nos regulamentos esportivos e técnicos de 2024 e 2025 foram aprovadas pelo Conselho Mundial do Automobilismo
A Fórmula 1 eliminará a partir da próxima temporada o ponto extra concedido ao piloto que fizer a volta mais rápida em um Grande Prêmio, informou a FIA nesta quinta-feira (17).
Desde 2019, o regulamento atribui um ponto extra desde que o piloto termine entre os 10 primeiros — algo potencialmente significativo numa temporada de 24 corridas como a de 2024.
A FIA disse antes do Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin que as mudanças nos regulamentos esportivos e técnicos de 2024 e 2025 foram aprovadas pelo Conselho Mundial do Automobilismo em uma reunião feita em Paris e por videoconferência.
O ponto da volta mais rápida pode ser crucial quando o campeonato está no fim, mas também se tornou parte da estratégia, às vezes de forma controversa quando usado por equipes com propriedade comum.
No Grande Prêmio de Cingapura do mês passado, o piloto australiano da RB, Daniel Ricciardo, parou no fim e trocou os pneus para estabelecer a volta mais rápida naquela que foi provavelmente a última corrida de sua carreira na Fórmula 1.
A mudança não lhe rendeu um ponto, porque ele estava fora do top 10, mas beneficiou Max Verstappen, da Red Bull, ao tirar o ponto do rival da McLaren, Lando Norris, que anteriormente havia sido o mais rápido.
Norris, 52 pontos atrás de Verstappen faltando seis rodadas para o fim, somou quatro pontos nas voltas mais rápidas até agora nesta temporada — incluindo três das últimas quatro — para os dois do tricampeão.
“Eu diria que provavelmente é a coisa certa se livrar disso, porque não é realmente relativo à velocidade, como quem é o mais rápido”, disse o piloto da Sauber, Valtteri Bottas, no Circuito das Américas.
“É sempre dependendo da estratégia, quem parar por último basicamente vai conseguir, então isso não diz muito. Acho que mesmo com nosso carro, às vezes poderíamos conseguir se parássemos antes da última volta.”
A Sauber é a única equipe que ainda não marcou ponto nesta temporada.