![CNN Esportes](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2023/06/logo_horizontal_cnn_esportes.png?w=150)
Carlos Sainz estreia pela Williams e testa novo carro em Silverstone
Piloto espanhol deixou a Ferrari para abrir espaço ao heptacampeão Lewis Hamilton
![Carlos Sainz, piloto da Williams Carlos Sainz, piloto da Williams](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/02/Carlos-Sainz-e1739553081717.jpeg?w=1220&h=674&crop=1&quality=85)
![Carlos Sainz, piloto da Williams Carlos Sainz, piloto da Williams](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/02/Carlos-Sainz-e1739553081717.jpeg?w=1440&h=810&crop=1)
Em uma sexta-feira de clima cinzento e frio em Silverstone, o piloto espanhol Carlos Sainz guiou pela primeira vez o FW47, carro da Williams para a temporada 2025.
Apesar do otimismo com as primeiras impressões do veículo, o ex-Ferrari preferiu não antecipar como se sentirá brigando por pontos, em vez de vitórias, ao longo do ano.
A tradicional equipe britânica, campeã no passado, finalizou o último campeonato na nona posição entre os dez times da Fórmula 1. O foco maior do time está na temporada de 2026, quando a categoria sofrerá uma grande reformulação e iniciará uma nova era de motores.
Sainz, que deixou a Ferrari para abrir espaço ao heptacampeão mundial Lewis Hamilton e chega ao seu quinto time na F1, mostrou entusiasmo com a nova fase. “As primeiras impressões são positivas. Estou muito motivado”, afirmou.
O espanhol elogiou a confiança da Williams ao organizar um evento aberto para a estreia do carro.
“Isso mostra a segurança da equipe em seus novos recursos. Ter a coragem de fazer um teste diante dos parceiros e da imprensa revela confiança no projeto e na capacidade de entregar um carro confiável e pontual. O carro funcionou bem e sem problemas. É um sinal positivo”, declarou.
Vencedor de quatro corridas pela Ferrari – duas delas no ano passado –, Sainz deixou a escuderia italiana a contragosto e escolheu a Williams em detrimento da Sauber, última colocada em 2024, que se tornará a equipe oficial da Audi em 2026.
Nova realidade
Sainz comentou ainda sobre a adaptação à nova realidade e o impacto de ver Hamilton com as cores da Ferrari. “Já me acostumei a ver Lewis de vermelho, mas não sei como vou reagir ao disputar posições entre o sétimo e o 15º lugar. Não sei o quanto vou sentir falta de vencer e nem se vou me divertir da mesma forma”, disse.
Apesar das incertezas, o piloto garantiu estar motivado e confiante. “Estou feliz e me sentindo apoiado por um time cheio de energia positiva. O chefe de equipe e todos confiam nas minhas habilidades. Gosto de trabalhar com Alex Albon como companheiro, e acredito que juntos podemos levar a equipe adiante. Esse projeto me entusiasma muito”, concluiu Sainz.
(Reportagem de Alan Baldwin; edição de Toby Davis)