Athletico-PR vence Libertad-PAR e é o primeiro brasileiro classificado na Libertadores
Vitória por 1 a 0 na Arena da Baixada deu a vaga ao Furacão nas oitavas de final
Atual vice-campeão, o Athletico-PR está garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores. O Furacão venceu o Libertad-PAR, nesta terça-feira (6), por 1 a 0, na Arena da Baixada, e se isolou na liderança do grupo G.
O gol da vitória foi marcado pelo volante Christian, em belo chute de fora da área, aos 27 minutos do segundo tempo. O Libertad ainda chegou a empatar a partida aos 44, com Villalba, mas o VAR apontou toque no braço do argentino.
Com o triunfo, o Athletico vai a 10 pontos e não pode mais perder as duas posições do grupo que levam às oitavas de final. Agora, Atlético-MG, Libertad e Alianza Lima disputam a outra vaga.
O Galo enfrenta o Alianza no Peru, também nesta terça, às 21h. Caso vença, o time mineiro precisaria apenas de um empate contra o Libertad, na última rodada, para seguir na competição.
Próximos compromissos
O próximo jogo do Athletico pela Libertadores é contra o Allianza Lima, na Arena da Baixada, no dia 27, pela sexta e última rodada da fase de grupos. Já no Brasileiro, o Furacão enfrenta o América-MG, no próximo domingo (11), no Independência, pela décima rodada da competição.
Primeiro tempo
Mesmo em casa, o Athletico passou por dificuldades no início da partida. O Libertad construiu a primeira chance aos três minutos, mas acabou errando a mira com o atacante Cardozo.
O Furacão teve a primeira chance aos 30 minutos com o volante Erick na entrada da área. Aos 46, Cuello obrigou o goleiro Martín Silva a fazer uma grande defesa.
Segundo tempo
O Furacão teve chance perigosa do início da segunda etapa com chute cruzado de Canobbio, mas o goleiro Martín Silva defendeu. Aos 22, González tentou marcar de bicicleta e Bento salvou o Furacão.
Aos 25, a estrela de Paulo Turra brilhou e o volante Christian, que havia entrado no minuto anterior, abriu o placar com um golaço. Aos 44, Villalba marcou, porém o VAR sinalizou toque de mão e anulou.
Athletico 1 x 0 Libertad
Athletico: Bento; Madson, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Fernando; Erick, Alex Santana e Terans (Thiago Andrande, intervalo); Canobbio (Christian, 24min 2ºT) Cuello (Vitor Bueno, intervalo) e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra.
Libertad: Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Barboza e Espinoza; Campuzano, Sanabria, Mendieta e Diego Gómez; González, Villalba e Óscar Cardozo. Técnico: Daniel Garnero.
Gols: Christian, 25 min, 2ºT.
Cartões amarelos: Espinoza, Libertad (39 min, 1ºT), Campuzano, Libertad (17 min, 2ºT).
Motivo: quinta rodada do Grupo G Copa Libertadores.
Data e horário: 06 de junho de 2023 (terça-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Arena da Baixada, Curitiba – PR.
Árbitro: Gery Vargas (BOL).
Auxiliares: José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvajal (CHI).
🔝🇧🇷 Brasil na ponta! @AthleticoPR classificado e @Atletico próximo da vaga no Grupo G da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/RcK8adafCR
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 7, 2023