Atacante do Napoli supera Salah e é eleito Jogador Africano do Ano
Kanu, em 1999, tinha sido o último nigeriano a conquistar o prêmio
O atacante Victor Osimhen, do Nápoli, foi eleito o Jogador Africano do Ano. O anúncio foi realizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), em premiação realizada em Marrakech, no Marrocos, nesta segunda-feira (12).
O atacante egípcio Mohamed Salah, atacante do Liverpool, e o lateral-direito Achraf Hakimi, do PSG, foram os outros finalistas. Salah, aliás, foi o vencedor do prêmio em 2017 e 2018. O último nigeriano a conquistar o prêmio tinha sido o atacante Nwankwo Kanu, em 1999.
Osimhen, de 24 anos, marcou 31 gols e deu quatro assistências em 39 partidas na temporada passada, quando ajudou o Napoli a conquistar o Campeonato Italiano, sendo o artilheiro da campanha com 26 gols. Na atual temporada, soma seis gols em 14 jogos.
“É um sonho que se tornou realidade. Tenho de agradecer todos os que me ajudaram e todos os africanos que me ajudaram, apesar dos meus erros”, afirmou Osimhen.
O atacante senegalês Sadio Mané, atualmente no Al-Nassr e ex-Bayern de Munique e Liverpool, era o atual bicampeão do prêmio – não houve celebração em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19.
O camaronês Samuel Eto’o, ex-atacante de Barcelona e Chelsea, e o marfinense Yaya Touré, ex-volante de Barcelona e Manchester City, são os maiores vencedores, ambos com quatro conquistas, sendo que o meio-campista foi premiado consecutivamente entre 2011 e 2014.
https://twitter.com/CAF_Online/status/1734558854870884608
Semifinalista da Copa do Mundo de 2022, no Catar, Marrocos foi eleita a Seleção Nacional Masculina do Ano, enquanto o técnico da equipe marroquina, Walid Regragui, venceu o prêmio de Técnico do Ano.
O Napoli entra em campo às 17h desta terça-feira (12) podendo perder por um gol de diferença para o Braga para ir às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. A partida pode ser acompanhada em tempo real no site do CNN Esportes.