Após ataques, jogos de campeonato de futebol e da Seleção de Israel são adiados
UEFA e Federação de Futebol de Israel dizem que não há previsão para retomada dos jogos
Jogos das Seleções principal de Israel, sub-21, sub-17 e do Campeonato de Futebol local foram adiados após os ataques do Hamas, em Israel, no último sábado (7). Não há previsão para retomada dos jogos no país.
Os times israelenses jogam as competições da UEFA, a liga européia, desde 1991 por questões religiosas e políticas. Em nota, a União disse que “continuará a acompanhar de perto a situação e manterá contacto com todas as equipes envolvidas antes de tomar decisões sobre novas datas e sobre potenciais alterações em outros jogos futuros”.
A Seleção principal de Israel tinha confronto marcado contra a Suíça, para dia 12 de outubro, no estádio Bloomfield, em Tel Aviv, para as eliminatórias da Eurocopa 2024, na Alemanha. O jogo é válido pela 7ª rodada. Não há previsão de uma nova data. A Suíça é líder do Grupo I, com 14 pontos, seguida da Romênia com 12 pontos e Israel, em terceiro, com 11.
A UEFA explicou que vai esperar mais alguns dias para adiar ou não o jogo contra Kosovo, também nas Eliminatórias da Eurocopa e na 8ª rodada, que aconteceria no dia 15 de outubro. A partida está marcada para acontecer no estádio Prishtina City, em Kosovo.
Os jogos pelos Campeonatos da Europa das categorias Sub-21 de 2025 e Sub-17 de 2024 também foram adiados. Pelo Sub-21, Israel tem jogos marcados contra as seleções da Estônia e Alemanha. No Sub-17, a seleção israelense participaria de um pequeno torneio contra Bélgica, Gibraltar e País de Gales.
https://twitter.com/UEFA/status/1711093290609594727
Agradeço ao presidente da UEFA, Alex Sprin, e aos altos dirigentes da organização por responderem ao meu pedido, tendo em conta a situação de combate em Israel e o pesado custo das vítimas.
Shino Zoertz, presidente da Associação Israelense de Futebol
Campeonato Israelense
Sete jogos da sexta rodada do Campeonato Israelense de Futebol foram adiados pela IFPL, organizadora das ligas locais, por questões de segurança. Não há previsão para retomada do campeonato. O atual líder da competição é o Maccabi Tel-Aviv, com 13 pontos. Pelas redes sociais, o time ofereceu orações e pediu “paciência e coragem”.
Doações para vítimas
O Maccabi, time de Haifa, cidade a cerca de 150 km da Faixa de Gaza, está recolhendo doações para as vítimas dos ataques do Hamas. O time também pretende ajudar com o registro de informações para que pessoas em regiões menos afetadas possam receber desabrigados.
Jogador de futebol em bunker
O brasileiro Lucas Salinas, jogador do FC Ashdod, explicou em entrevista à CNN que estava em Nazaré e precisou deixar a concentração com o time para uma partida do campeonato local após os ataques.
Comecei a ouvir os alarmes, toda aquela confusão. Tudo muito louco. Aí reuniram o time e explicaram o que estava acontecendo. O jogo foi adiado. Pegamos o ônibus e voltamos para Asdode.
Lucas Salinas, jogador do FC Ashdod.
A cidade de Asdode fica a cerca de 30km da Faixa de Gaza, local onde os conflitos são mais intensos. Salinas atualmente está abrigado em um bunker para se proteger dos ataques.