Ao contrário de Neymar, Messi não movimentou um real em transferências entre clubes
Todas as trocas de equipe do atacante argentino foram sem custos
O Paris Saint-Germain recebeu cerca de 100 milhões de euros do Al-Hilal pela contratação de Neymar, segundo a imprensa europeia. Com isso, o atacante brasileiro se tornou o jogador que mais movimentou dinheiro na história do futebol — 410 milhões de euros. O valor não considera correção monetária de negociações de outras épocas.
Na contramão das grandes estrelas da Liga Saudita, Lionel Messi, por sua vez, nunca movimentou valores em transferências entre clubes. Isso porque, em todas as vezes em que o argentino trocou de time, foi após o término do contrato, o que o permitia sair de graça da antiga equipe.
Saída de Messi do Barcelona
Lionel Messi começou nas categorias de base do Barcelona, aos 13 anos de idade, e foi integrado ao time principal aos 16. Depois de 17 temporadas, 672 gols e seis Bolas de Ouro, o atacante deixou o clube espanhol sem custos.
O contrato do argentino acabou em junho de 2021 e não foi renovado. Em nota oficial, o clube citou “obstáculos econômicos e estruturais” como impeditivos para a renovação.
Messi no PSG
Com o fim do contrato com o Barcelona, Messi foi para o PSG de graça em agosto de 2021 e assinou por dois anos. Segundo a imprensa europeia, o salário do argentino foi de 35 milhões de euros, cerca R$ 214 milhões à época, líquidos, com bônus incluídos.
Dois anos, outra Bola de Ouro e uma Copa do Mundo depois, em junho deste ano, o contrato do atacante acabou. A passagem do argentino contou com protestos por parte da torcida da equipe francesa, que não estava satisfeita com o rendimento do craque pelo PSG.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2737177″ title_galeria=”Neymar é anunciado como reforço do Al-Hilal, da Arábia Saudita”/]
Da França para Miami
Antes mesmo do término do acordo, no início de junho, o clube anunciou que o vínculo com Messi não seria renovado. Poucos dias depois, ele foi anunciado pelo Inter Miami, que também o adquiriu sem custos.
Segundo a imprensa britânica, o salário do atacante no clube americano é de 60 milhões de euros, cerca de R$ 325 milhões por ano.