NBA define formato de disputa para retorno da temporada em 31 de julho
Por 29 votos a 1, diretoria da liga define que restante da temporada será disputado em local único, com jogos fechados e apenas 22 times em disputa
A NBA foi paralisada no dia 11 de março, quando jogadores do Utah Jazz foram diagnosticados com coronavírus. Desde então, todas as atividades da liga foram suspensas, e há duas semanas os centros de treinamento de alguns times foram reabertos para que os jogadores pudessem voltar a treinar, em horários separados e sem contato entre eles. Agora, a NBA tem data e local de retorno: dia 31 de julho a liga retorna em formato especial, com jogos fechados, todos disputados no complexo esportivo da ESPN na Disney World de Orlando, no estado americano da Florida.
O local conta com uma série de quadras e hotéis. O objetivo da liga é manter todos os jogadores e funcionários das equipes em uma “bolha” dentro do complexo, limitando o máximo possível o contato de membros da NBA com o mundo externo.
O formato foi aprovado nesta quinta-feira (4) em reunião virtual com representantes das 30 equipes da liga. O placar foi de 29 a 1, com o único voto contra sendo do Portland Trail Blazers.
Formato de disputa
A retomada não irá acontecer com todas as franquias da liga, mas com 22 times, todos com chances de playoffs – a fase mata-mata da competição. Cada equipe irá disputar mais 8 partidas para definir a classificação para a fase final.
Serão 9 equipes do lado leste que irão participar do fim da competição: Milwaukee Bucks, Boston Celtics, Toronto Raptors, Miami Heat, Indiana Pacers, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets, Orlando Magic e Washington Wizards.
Leia também:
NBA planeja retomada em 31 de julho
Fórmula 1 divulga calendário com oito corridas neste ano
Já o lado oeste terá 13 participantes neste final de temporada: Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers, Denver Nuggets, Utah Jazz, Oklahoma City Thunder, Houston Rockets, Dallas Mavericks, Memphis Grizzlies, Portland Trail Blazers, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Phoenix Suns.
O formato de classificação para os playoffs continua o mesmo, com 8 times de cada conferência se classificando e chaveamentos separados. O campeão de cada lado irão se enfrentar nas finais. Todos os duelos de mata-mata irão manter a regra de uma melhor de sete partidas.
A grande diferença do novo formato diz respeito ao último classificado aos playoffs de cada lado. Ao final dos 8 jogos da temporada regular, os sete primeiros de cada conferências estarão classificados.
A oitava vaga será decidida da seguinte maneira: caso o time que terminou na oitava posição tenha mais de 4 jogos de vantagem sobre o nono colocado, estará automaticamente classificado também. Caso não, o oitavo e nono colocado se enfrentam. Se nesta partida o nono colocado vencer, haverá uma segunda disputa, essa sim definitiva para ver que irá ao mata-mata. Caso o oitavo colocado vencer a primeira partida, estará classificado aos playoffs.