Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Flora Duffy ganha ouro inédito em Olimpíadas para Bermudas no triatlo feminino

    A vitória em sua quarta Olimpíada coroou uma carreira maravilhosa para Duffy, que se tornou a segunda medalhista olímpica de seu país

    Da Reuters

    Flora Duffy alcançou instantaneamente o status de heroína nacional ao ganhar a primeira medalha de ouro olímpica das Bermudas nesta terça-feira (27), após realizar uma corrida dominante em uma vitória enfática no triatlo feminino em um tempestuoso percurso de Tóquio.

    Duffy, 33 anos, fazia parte de um grupo de sete que se liberou no início da prova de ciclismo de 40 quilômetros, mas depois carimbou sua autoridade na corrida com um desempenho fantástico ao longo dos 10 quilômetros de corrida para terminar em uma hora e 53,36 minutos.

    A britânica Georgia Taylor-Brown superou um pneu furado perto do final da etapa de ciclismo para voltar com força e terminar em segundo, 74 segundos atrás, conquistando outra prata para a Grã-Bretanha após Alex Yee na corrida masculina de segunda-feira (26).

    Katie Zaferes, campeã mundial em 2019, conquistou o bronze pelos Estados Unidos.

    Carreira histórica

    A vitória em sua quarta Olimpíada coroou uma carreira maravilhosa para Duffy, que se tornou a segunda medalhista olímpica de seu país depois que Clarence Hill conquistou o bronze do boxe peso-pesado em 1976.

    Duffy saudou a vitória como “um momento incrível” e como as Bermudas se tornaram a nação menos populosa a ganhar um ouro olímpico de verão. O premiê David Burt enviou seus parabéns pelo Twitter.

    Prova disputada

    Duffy fazia parte de um grupo que saiu da natação de 1.500 metros bem próximo e deu um salto no campo principal.

    Esse grupo reduziu para cinco e aumentou a diferença para 80 segundos, embora a infeliz Taylor-Brown tenha perdido 22 segundos na última volta porque um pneu furado fez com que ela tivesse que negociar cada curva escorregadia quase parada.

    Duffy voou pela transição e, com Zaferes, abriu uma vantagem instantânea no início da corrida.

    No meio do caminho, Duffy havia conseguido 50 metros de distância e Taylor-Brown superou Zaferes no final da terceira volta.

    “A primeira volta da corrida foi em modo de pânico”, disse a britânica. “Acho que definitivamente paguei por isso na última parte da corrida, mas valeu a pena.”

    Flora Duffy fez história em seu país com a vitória
    Flora Duffy fez história em seu país com a vitória
    Foto: David Goldman/AP

    Ela nunca iria pegar Duffy, no entanto, e a bermudense aproveitou cada momento de sua investida triunfante no tapete azul, cerrando os punhos em alegria e celebração.

    Parecendo quase tão feliz estava Nicola Spirig, de 39 anos, mãe de três filhos, campeã de 2012 e vice-campeã de 2016, que correu de forma soberba para ficar em sexto lugar em sua quinta Olimpíada.

    O evento final de triatlo é o revezamento misto inaugural no sábado (31).

    Tópicos