Entenda por que saltadores tomam banho e usam toalhas entre seus mergulhos
Curiosidade tomou conta do público dos Jogos de Tóquio, e buscas pelo tema cresceram no Google na última semana
Os telespectadores das Olimpíadas de Tóquio estão aparentemente um pouco perplexos com o comportamento dos atletas nos eventos de saltos ornamentais.
Os saltadores normalmente emergem da água após um mergulho e imediatamente tomam um banho rápido ao lado da piscina — mesmo que já estejam molhados. Em seguida, eles se secam com pequenas toalhas — mesmo que se molhem novamente no próximo salto.
“Por que os saltadores tomam banho após cada mergulho” foi uma das principais pesquisas do Google sobre as Olimpíadas na semana passada.
Então: por quê? Falamos com Jacob Brehmer, treinador de saltos ornamentais da Ball State University, em Indiana, para algumas respostas; confira.
Por que os saltadores tomam banho?
De acordo com Brehmer, a resposta se resume a uma coisa: “os saltadores tomam banho entre os saltos normalmente apenas para manter a si mesmos e seus músculos aquecidos”, disse ele. Eles geralmente são enxaguados em água mais quente do que a da piscina.
Piscinas cobertas como a de Tóquio devem manter a temperatura da água de pelo menos 26ºC, de acordo com a FINA, o órgão regulador que define as regras para competições internacionais de esportes aquáticos.
“Normalmente, depois que um saltador faz um mergulho, ele terá que esperar um bom tempo antes do próximo salto”, disse Brehmer. “A temperatura do ar no deque da piscina pode estar um pouco fria, então o chuveiro pode ajudar a manter os músculos aquecidos. O salto é um esporte tão preciso e de contração rápida, se o saltador ficar um pouco frio e tenso, pode realmente afetar seu desempenho.”
Por que saltadores usam toalhas minúsculas?
Ficar aquecido também é um dos motivos pelos quais nadadores e saltadores usam toalhas minúsculas em grandes eventos. As toalhas são portáteis e extremamente absorventes de água, permitindo que os atletas se sequem rapidamente e se mantenham aquecidos, explicou Brehmer.
Permanecer seco também significa saltos mais seguros — e mais competitivos. “Quando os saltadores estão voando, eles estão agarrando suas pernas e apertando com muita força”, disse ele. “Se suas pernas estiverem molhadas, então há uma boa possibilidade de que suas mãos escorreguem e eles saiam do mergulho mais cedo — o que pode resultar em lesões e quase sempre em pontuações mais baixas.”
Por que saltadores usam fitas em seus corpos?
Os saltadores olímpicos realizam acrobacias alucinantes em piscinas profundas em alta velocidade e manter seus músculos saudáveis é uma parte crucial de seu sucesso.
Qualquer estresse no movimento muscular pode levar a resultados drásticos. Essa é outra razão pela qual alguns saltadores usam fita adesiva nos joelhos, costas ou ombros.
É semelhante à fita usada por jogadores de vôlei de praia, jogadores de tênis e outros atletas. “Basicamente, ela fornece apenas um pouco de suporte extra e pode aliviar a dor nos músculos, articulações e ligamentos”, disse Brehmer.
Em um esporte altamente competitivo, no qual a menor vantagem pode significar a diferença entre uma medalha e terminar em sexto, muitos atletas não estão deixando nada ao acaso.
(Texto traduzido do inglês; leia aqui o original)