Em momento raro, público acompanha prova de ciclismo nas Olimpíadas de 2020
Prova de estrada terminou no circuito Autódromo de Fuji, na prefeitura de Shizuoka – uma das três no país que terão espectadores durante as competições
- 1 de 3Número limitado de torcedores pode acompanhar a prova do ciclismo no autódromo de Fuji
- 2 de 3Passagem do pelotão pelo Autódromo de Fuji durante prova de estrada do ciclismo
- 3 de 3Van Aert (E), Carapaz (C) e Pogacar, os três medalhistas no ciclismo de estrada
-
Quinhentos espectadores empolgados se reuniram neste sábado (24) em um dos raros mirantes públicos do Japão na prefeitura de Shizuoka para assistir à corrida masculina de ciclismo nas Olimpíadas de 2020.
“Tóquio foi escolhida para sediar as Olimpíadas. Mesmo que os Jogos tenham atrasado um ano e estejam sendo realizados em circunstâncias muito difíceis, sem espectadores, como japonês, sinto orgulho de os Jogos estarem acontecendo”, disse Joji Matsubara, residente de Shizuoka e espectador local, à CNN.
Matsubara, que disse ter tido sorte de conseguir um ingresso para o evento de exibição pública, entre 2.000 outros interessados, estava ansioso para assistir à corrida de rua.
A corrida começou com os atletas largando no Parque Musashinonomori de Tóquio, pedalando pelas prefeituras de Kanagawa e Yamanashi e até a linha de chegada no Autódrimo Internacional de Fuji, em Oyama, na prefeitura de Shizuoka, que fica a cerca de 2 horas de Tóquio.
O autódromo de Fuji permitiu que 10.000 torcedores testemunhem a última parte da corrida e é um dos poucos eventos abertos ao público no Japão.
Atualmente, os espectadores podem entrar em menos de 12% das instalações olímpicas durante os Jogos – apenas 5 do total de 42 instalações olímpicas no Japão serão abertas aos fãs.
As instalações de Tóquio e quatro prefeituras – Chiba, Kanagawa, Saitama e Fukushima – não terão espectadores durante as competições olímpicas.
As prefeituras de Miyagi, Ibaraki e Shizuoka, com um total de cinco locais, podem ser ocupadas até 50% da capacidade com um máximo de 10.000 espectadores.
Na prefeitura de Shizuoka, apenas três centros de competição organizaram locais de exibição pública para a corrida de ciclismo de estrada.
“Queríamos convidar mais pessoas para ver Shizuoka e ver a corrida de rua, mas tivemos que recusar muitos candidatos devido à pandemia e manter este um evento muito local”, disse Rie Watanabe, um funcionário da prefeitura de Oyama na província de Shizuoka.
(Texto traduzido; leia o original em inglês)