Daniel Nascimento faz história no atletismo brasileiro e bate recorde em Seul
Danielzinho tem agora o melhor tempo na maratona para um não nascido na África
Daniel Ferreira do Nascimento, o Danielzinho, registrou uma sequência de resultados históricos para o atletismo brasileiro neste domingo (17): quebrou o recorde sul-americano na distância mais tradicional do atletismo, os 42km, e superou a marca de 23 anos do maratonista Ronaldo da Costa — de 2h06min05s, em 1998, em Berlim, para 2h04min51s, na Maratona de Seul, na Coreia do Sul.
Agora, Daniel tem o melhor tempo na maratona para um não nascido na África.
Danielzinho ficou em terceiro lugar na prova, oito segundos de distância do vencedor, o etíope Mosinet Geremew, e atrás do também etíope Herpasa Kitesa, segundo colocado.
Com apenas 23 anos, o corredor fez sua quarta maratona, colocando o Brasil mais uma vez entre os grandes nomes do atletismo mundial.
De Paraguaçu Paulista, o atleta conseguiu em Lima, em 2021, a classificação para correr os 42km na Olimpíada de Tóquio, onde liderou a maratona lado a lado ao vencedor Eliud Kipchoge, mas acabou abandonando a prova devido a dores musculares. O clima quente e úmido da capital japonesa prejudicou muitos maratonistas.
Ainda no ano passado, o atleta ficou apenas seis segundos atrás do recorde sul-americano na Maratona de Valência, na Espanha.