Afastado preventivamente, Renato Gaúcho testa positivo para Covid-19
Treinador fez teste RT-PCR após apresentar febre, dores musculares e garganta inflamada; time viajou para Quito, onde enfrentará o Independiente del Valle


O Grêmio confirmou nesta segunda-feira (5) que seu treinador, Renato Portaluppi – o Renato Gaúcho –, testou positivo para o novo coronavírus. Ele havia sido afastado preventivamente e não embarcou com a equipe para o Equador após apresentar sintomas da doença.
“O Departamento Médico do Clube informa resultado positivo para Covid-19 no técnico Renato Portaluppi, em teste realizado na manhã desta segunda-feira. Testagem, feito pelo método RT-PCR, foi providenciada depois do comandante da casamata gremista apresentar dores musculares, febre e inflamação na garganta”, informou o clube, em nota divulgada em seu site.
Ainda de acordo com o Grêmio, Portaluppi é monitorado por um médico do clube, que indicou melhoras do quadro clínico nas últimas horas. “O treinador já foi medicado e no momento encontra-se assintomático. Renato cumprirá o protocolo de isolamento pelos próximos dias”, informou o time.
O Grêmio enfrenta em Quito o Independiente del Valle, na quarta-feira (7), no jogo de ida da Terceira Fase da Copa Libertadores da América.
De acordo com o clube gaúcho, seguindo determinações médicas, todo integrante do departamento de futebol do clube que apresenta sintomas do novo coronavírus é afastado do grupo e das atividades diárias.
Segundo o Grêmio, na mais recente bateria de exames RT-PCR feita por atletas, comissão técnica, funcionários e equipe de apoio do Grêmio na quinta-feira (1º), todos os 91 testes apresentaram resultado negativo – incluindo Portaluppi.