CBF defende jogos durante a pandemia e diz que times cumprem medidas sanitárias
Após recomendações pela suspensão dos campeonatos estaduais, que começaram na semana passada, CBF afirma que jogos são seguros e controlados
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (10) durante coletiva de imprensa virtual o relatório com números da Covid-19 durante as competições e defendeu a manutenção dos jogos seguindo os protocolos sanitários adotados pelos médicos da confederação. O secretário-geral Walter Feldman, que reforçou a necessidade da vacinação em massa, garante que as medidas propostas pela CBF são eficazes.
“O futebol é seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar.” Porém, ele defende que ainda é cedo para as torcidas retornarem aos estádios.
“Seria na nossa avaliação um problema — do ponto de vista técnico para os clubes de determinados estados e cidades — se os clubes de um determinado local apoiassem a continuidade do futebol e outros se recusassem. Teria um desequilíbrio técnico nas competições. Os seus torcedores ficariam distantes dos clubes que tanto amam.”
Segundo os dados divulgados pela entidade, de agosto de 2020 até o final da Copa do Brasil no último domingo (7), apenas 2,2% dos 89.052 testes realizados tiveram resultados positivos. Do total de pessoas testadas, 13.237 eram atletas. A testagem aconteceu em 26 estados e Distrito Federal e 112 municípios do país.
A CBF ainda garantiu que nenhum jogador entrou em campo sem ser testado. Em casos assintomáticos que testaram positivo, todos foram isolados e seguiram a quarentena.