Após Copa América, Conmebol lança diretrizes para ter público na Libertadores
O protocolo estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação ou modificação
Após a realização da final da Copa América com presença de torcedores, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou neste domingo (11) o “Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios”.
De acordo com a entidade, as recomendações valem para a Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, que poderão receber torcedores a partir das oitavas de final.
O protocolo estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação ou modificação.
Além disso, a entidade afirma que o retorno do público aos estádios deve ser autorizado por cada Ministério da Saúde ou autoridade competente.
Em comunicado publicado no site oficial, a Conmebol afirmou considerar que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano.
“Se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições”, diz um trecho o comunicado.
O protocolo sugere que na primeira fase de reabertura fiquem proibidos de entrar nos estádios menores de 18 anos, mulheres grávidas e pessoas com comorbidades. A Conmebol também orienta que o estádio seja divido em dois setores: o de pessoas vacinadas e o de pessoas que apresentaram teste RT-PCR negativo.
A entidade ressalta, no entanto, que qualquer pessoa com sintomas da Covid-19 não poderá entrar no estádio.