Vereadora de SP apresenta projeto para homenagear Zé Celso com nome de rua
Diretor, escritor, ator e dramaturgo morreu aos 86 anos na quinta-feira (6), em São Paulo
A vereadora Jussara Basso (PSOL) protocolou na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei para alterar o nome da rua onde está localizado o Teatro Oficina.
O Oficina está localizado no bairro do Bixiga, na rua Jaceguai. De acordo com a proposta da vereadora, o nome da via passaria a se chamar Rua Jaceguai Zé Celso, em homenagem ao dramaturgo que morreu na última quarta-feira (6).
“Protocolei na Câmara Municipal um Projeto de Lei para homenagear o genial Zé Celso em um local muito significativo. A Rua Jaceguai, onde está localizado o icônico Teatro Oficina, vai passar a se chamar Rua Jaceguai Zé Celso!”, afirmou Jussara pelas redes sociais.
A vereadora, que lançou a sua candidatura como vereadora no Teatro Oficina, em 2020, acrescentou que Zé Celso foi um “mestre que revolucionou nossa cultura cênica”.
“Em 2020, quando lancei minha candidatura a Vereadora pela cidade, foi realizada no Teatro Oficina. Lá fui abençoada para chegar até aqui! E essa homenagem é mais que justa. Zé Celso, presente!”, disse.
“Agora é aguardar que as vereadoras e vereadores da Câmara Municipal de São Paulo voltem do recesso e aprovem essa justa e merecida homenagem em memória deste grande mestre que revolucionou nossa cultura cênica”, completou.
O diretor, escritor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa morreu aos 86 anos na quinta-feira (6), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, na capital paulista, após um incêndio atingir o apartamento onde morava, no bairro do Paraíso, na madrugada de terça (4).
Um dos mais importantes expoentes do teatro brasileiro, Zé Celso criou o Teatro Oficina e dirigiu peças relevantes como “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e “Roda Viva”, de Chico Buarque.
Outros três moradores do apartamento também tiveram de ficar em observação no hospital devido à inalação de fumaça, entre eles o marido de Zé Celso, Marcelo Drummond.
O cachorro Nagô também foi levado a uma clínica veterinária para observação.